Em 2007, as atividades da Agência Experimental deixaram de ter cunho acadêmico, se fundindo ao setor de comunicação e marketing da Unoesc, e transformando os alunos envolvidos com a Agência em estagiários.
Após um árduo percurso de mobilização por parte de professores e estudantes, a Agência Experimental passou a ser um componente curricular obrigatório em 2008 e, aos poucos, foi se estruturando, com o objetivo de inserir o acadêmico no mercado publicitário e trazer o cotidiano da profissão.
As atividades desenvolvidas envolvem clientes reais, sendo eles, entidades sem fins lucrativos de toda a região que recebem, gratuitamente, uma campanha publicitária desenvolvida pelos acadêmicos, sob supervisão dos professores.
Para tanto, os acadêmicos da 7a fase são divididos em grupos e seus integrantes desempenham as atividades das funções tradicionais de uma agência real: atendimento, planejamento, criação, mídia e produção.
Todo o processo é realizado em sala de aula, no período noturno, com o suporte dos equipamentos disponibilizados pela Universidade, incluindo iMACs, pacote Adobe, laboratórios de rádio e vídeo, além da supervisão e apoio dos professores e técnicos do curso.