Para garantir a permanência dos discentes com necessidades educacionais especiais, a Unoesc tem procurado atendê-los em suas especificidades, inclusive disponibilizando a estrutura de pessoal e física necessárias.
Além de uma postura política de inclusão e acessibilidade, a Unoesc tem buscado conhecimentos didático-pedagógicos e técnicos, assim como disponibilizado formação continuada a docentes para trabalhar com as necessidades educacionais decorrentes de problemas de aprendizagem, das diferenças mentais, físicas ou sensoriais, de altas habilidades, de síndromes, condutas típicas e outras, com o objetivo de promover a eliminação de barreiras atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação. Nesse sentido, a Unoesc possui publicada a Cartilha de Orientações sobre O Jeito de cada um Conviver, com o objetivo de orientar os professores sobre procedimentos metodológicos que auxiliam no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos cegos, surdos, com deficiência física e/ou intelectual matriculados.
Assim, para favorecer a inclusão na educação superior, que é um direito fundamental da pessoa humana, a Unoesc tem adotado uma série de medidas com o intuito de favorecer a inclusão de pessoas com deficiência, que se sistematizam em:
a) adequações arquitetônicas para acessibilidade física (rampas, barras de apoio, corrimão, piso tátil, sinalizadores, alargamento de portas, adaptação de banheiros, vagas em estacionamento, entre outras);
b) aquisição de equipamentos específicos para acessibilidade (teclado Braille, computador, máquina de escrever Braille, lupa eletrônica, amplificador sonoro e outros);
c) aquisição de material didático específico para acessibilidade (livros em áudio, Braille e falado, software para ampliação de tela, sintetizador de voz e outros);
d) adaptação e aquisição de mobiliários;
e) elaboração e reprodução de material pedagógico;
f) formação continuada dos docentes.
As iniciativas da Unoesc que se voltam à inclusão e à acessibilidade de pessoas com necessidades educacionais especiais estão concentradas em um Núcleo, que tem função de orientar docentes e funcionários a respeito do tratamento adequado às questões inclusivas. Para este Núcleo convergem as ações acerca da acessibilidade arquitetônica, pedagógica, atitudinal e comunicacional. Ele também abriga as demandas de intérprete de libras e a produção de material pedagógico adequado e personalizado para cada pessoa, conforme as suas necessidades educacionais. Neste núcleo o discente encontra apoio e suporte para o seu processo ensino-aprendizagem, assim como o atendimento de outras demandas, concernentes à acessibilidade, visando à sua permanência no ensino superior. Também neste Núcleo encontram-se as ações voltadas ao acesso ao ensino superior, sendo responsável pelo atendimento educacional especializado, conforme as demandas específicas constantes no processo seletivo de ingresso. Ainda, este locus congrega o Comitê de Articulação das Ações de Inclusão e Acessibilidade, com a atribuição de contribuir com as políticas de inclusão e acessibilidade, assim como o disposto no Processo de Acolhimento e Acompanhamento dos alunos com deficiência na Unoesc.
Nesse sentido, o Núcleo é a instância institucional responsável para conduzir, orientar e acompanhar as ações voltadas ao atendimento didático-pedagógico de alunos com necessidades educacionais especiais.
Destacam-se como objetivos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unoesc:
a) atender à legislação em vigor acerca dos alunos com necessidades educacionais especiais em uma abordagem inclusiva;
b) estimular o comprometimento de toda a comunidade acadêmica que convive com alunos com necessidades educacionais especiais;
c) aprimorar a qualidade da resposta educativa do corpo docente, subsidiando-a com referencial teórico-prático;
d) oferecer condições de acesso ao aluno com deficiências à vida acadêmica da Unoesc;
e) aperfeiçoar procedimentos metodológicos para ação em turmas que tenham alunos com necessidades educacionais especiais;
f) investigar e implementar procedimentos de avaliação diferenciados, que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais;
g) oportunizar aos alunos com necessidades educacionais especiais condições para seu desenvolvimento pessoal, profissional e social;
h) disponibilizar professores tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos com deficiência auditiva;
i) analisar e acompanhar, na prática pedagógica, o processo de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais;
j) celebrar convênios com o Poder Público, efetivando a política de parcerias entre o público e o comunitário em favor de uma educação inclusiva;
k) responsabilizar-se pela oferta contínua de curso de extensão em Libras, a fim de capacitar o corpo docente da Unoesc.