Página inicial O que acontece Unoesc Xanxerê realiza ação de inclusão e empatia no Presídio Regional em homenagem ao Dia das Crianças
Notícia Ensino Xanxerê

O projeto “É o direito ao abraço”, realizado entre os dias 7 e 12 de outubro, no Presídio Regional de Xanxerê, teve como objetivo promover atividades voltadas ao bem-estar, à ludicidade e à inclusão social, especialmente em comemoração do “Dia das Crianças”. Em parceria com a Pastoral Carcerária e o Presídio Regional, estudantes e professores dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unoesc Xanxerê reforçaram a importância do afeto, do contato humano e da empatia.

As atividades desenvolvidas no projeto abrangeram práticas recreativas e educativas, proporcionando às crianças e suas famílias momentos de descontração e integração por meio de brincadeiras, jogos cooperativos e dinâmicas que estimulavam a interação social.

O diretor da unidade, Tiaraju Lazari, destaca que desde 2019 as visitas com contato físico estavam suspensas devido à pandemia e que essa ação marca o início de uma nova fase nas interações familiares dentro do sistema prisional.

O projeto também visou sensibilizar a comunidade sobre a importância do direito ao afeto e à convivência familiar em ambientes de reclusão, demonstrando que o contexto prisional não deve ser uma barreira para o desenvolvimento saudável e integral das crianças. A ação contou com a participação ativa dos estudantes e professores, colaborando para a formação de uma sociedade mais justa e humana.

A vivência contribuiu para o amadurecimento pessoal da equipe da Unoesc, ampliando sua percepção sobre as desigualdades sociais e a importância de uma educação humanizada, que transcende os espaços tradicionais de ensino.

A coordenadora dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, destacou a relevância do projeto para a formação acadêmica e humana dos estudantes, proporcionando uma oportunidade única para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

— A participação dos alunos nesse projeto permitiu que eles exercitassem empatia, responsabilidade social e ética profissional, além de reforçar o compromisso com a educação inclusiva e a valorização do afeto. O projeto possibilitou o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas e mediação de conflitos. As atividades foram transformadoras, tanto para os estudantes quanto para as crianças e famílias envolvidas — destacou a coordenadora.