11º Seminário Regional sobre Plantio Direto tem o apoio da Unoesc Campos Novos
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos, com o apoio da Unoesc e da Gerência Regional da Epagri, realizou, nesta terça-feira (9), o 11º Seminário Regional sobre Plantio Direto. O evento reuniu profissionais da área e estudantes de Agronomia, no Centro de Treinamentos da Epagri, em Campos Novos. Durante o seminário, duas palestras possibilitaram […]
Publicado em 10/08/2016
Por Unoesc
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos, com o apoio da Unoesc e da Gerência Regional da Epagri, realizou, nesta terça-feira (9), o 11º Seminário Regional sobre Plantio Direto. O evento reuniu profissionais da área e estudantes de Agronomia, no Centro de Treinamentos da Epagri, em Campos Novos.
Durante o seminário, duas palestras possibilitaram aos participantes maior conhecimento sobre as melhores formas de evitar danos ao solo, devido às chuvas. As temáticas “Dinâmica da matéria orgânica e balanço de carbono em sistemas conservacionistas de manejo do solo” e “Práticas complementares de controle da erosão no sistema plantio direto”, foram debatidas pelo professor Cimélio Bayer e pelo pesquisador José Eloir Denardin, respectivamente.
Para o coordenador do seminário, professor Milton da Veiga, o evento teve como objetivo capacitar profissionais e estudantes de Agronomia em temas de interesse, buscando o aperfeiçoamento do Sistema Plantio Direito na região. O evento ainda possibilitou uma visita de campo, para acompanhamento da alocação e construção de diferentes tipos de terraços.
O sistema plantio direto
O Plantio Direto é um sistema de produção que promove uma grande redução da erosão, diminuindo o potencial de contaminação do meio ambiente. Oferece ainda ao agricultor maior garantia de renda, pois a estabilidade da produção é aplicada em comparação aos métodos tradicionais de manejo de solo.
Por possuir efeitos benéficos, trata-se de uma ferramenta essencial para se alcançar a sustentabilidade dos sistemas agropecuários. A técnica protege o solo, reduz o uso de água, aumenta a produtividade da lavoura e diminui despesas com maquinário e combustível.