1º Piquenique de Livros é realizado em Chapecó
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Neiva M. A. Costella e a Biblioteca Universitária da Unoesc realizaram, no último final de semana, o 1º Piquenique de Livros, no Ecoparque Chapecó. O evento cumpriu a legislação vigente para o fomento da leitura no país, em especial […]
Publicado em 01/11/2016
Por Unoesc
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Neiva M. A. Costella e a Biblioteca Universitária da Unoesc realizaram, no último final de semana, o 1º Piquenique de Livros, no Ecoparque Chapecó.
O evento cumpriu a legislação vigente para o fomento da leitura no país, em especial o Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980, que institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, cujo objetivo é desenvolver ações culturais e folclóricas de incentivo à leitura e ao uso das bibliotecas.
No local foi criado um ambiente de lazer e de interação ao livro. Teve música, varal literário, troca-troca de livros e muita leitura.
— Realizar esse tipo de evento é de extrema relevância à sociedade, para que seja demonstrada a importância de socializar e disseminar o conhecimento e o incentivo à leitura — disse Arlete Ferreira da Silva, bibliotecária da Unoesc Chapecó.
As crianças demonstraram encantamento com o espaço, ao qual foi bem aproveitado pelas pessoas que passaram pelo local, que contaram ainda com um dia lindo de sol, iluminando o evento.
2ª semana do livro e da biblioteca
De 19 a 29 de outubro, a Biblioteca Universitária de Chapecó, com apoio da Diretoria de Graduação e parceria do Sesc, da Associação Chapecoense de Escritores, Secretaria de Cultura e Biblioteca Pública Neiva Maria Andreatta Costela, realizou a 2ª edição da Semana do Livro e da Biblioteca.
A parceria possibilitou criar um ambiente de interação entre universidade e sociedade no desenvolvimento de atividades relacionadas à arte, música, doações e troca/troca de livros, exposições literárias e artísticas, espaço de leitura, contação de histórias e palestra.
Ações culturais e folclóricas de incentivo à leitura e ao uso das bibliotecas, podem ser vistas como ferramenta muito importante na aprendizagem, levando estímulos relacionados à leitura, escrita e no desenvolvimento da linguagem, permitindo ao interlocutor sonhar e imaginar.
Para o palestrante Gelson Bini, ações culturais de incentivo a leitura justificam-se por despertar novos olhares sobre o ato de ler.
— Sensibilizar e estimular o prazer em ler um livro, ouvir uma música, contemplar uma obra de arte ou uma fotografia. A proposta da atividade é aguçar o olhar poético de crianças, jovens e adultos, mas principalmente quebrar estereótipos e aproximar professores e alunos, contribuindo para uma compreensão mais ampla da realidade social e a possível intervenção do sujeito na sociedade — disse.
Ele também destacou que oferecer e trabalhar com literatura dentro e fora da sala de aula permitirá vislumbrar novos horizontes na educação, além de uma visão mais ampla de nós mesmos.
— Literatura como escola de complexidade humana, de vida, onde se descobre a multiplicidade interior de cada ser — complementou.
No ambiente universitário, nas esferas de Ensino, Pesquisa e Extensão, a biblioteca representa um espaço democrático, sendo necessário pensar também na sua responsabilidade social e na participação no desenvolvimento cultural e educacional da comunidade. A leitura literária proporciona além da formação cultural do aluno a condição de letramento para a formação, nos outros níveis da universidade.
*Texto Unoesc Chapecó