1º Seminário de desenvolvimento de lideranças reúne mais de mil pessoas em Chapecó
— O maior risco nos dias de hoje é o envelhecimento das ideias — afirmou o renomado palestrante e educador, Mario Sérgio Cortella, durante o 1º Seminário de Desenvolvimento de Lideranças, realizado pela Unoesc Chapecó e pelo Colégio Marista, na última sexta-feira (31) em Chapecó. O tema da palestra ministrada por Cortella foi “Da oportunidade […]
Publicado em 03/08/2015
Por Unoesc
— O maior risco nos dias de hoje é o envelhecimento das ideias — afirmou o renomado palestrante e educador, Mario Sérgio Cortella, durante o 1º Seminário de Desenvolvimento de Lideranças, realizado pela Unoesc Chapecó e pelo Colégio Marista, na última sexta-feira (31) em Chapecó.
O tema da palestra ministrada por Cortella foi “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!”.
Com a presença dos egressos da terceira turma da Universidade da Melhor Idade (UMIC), Cortella diferenciou o idoso do velho, chamando a atenção para a necessidade de se adaptar as mudanças sociais mantendo a mente jovem.
O palestrante provocou os professores questionando sobre saber ou não dar aulas e os desafiou a não se contentar a ensinar o óbvio. Disse que é necessário ancorar o aprendizado no conhecimento e não apenas nas informações, pois informações se esquecem e o conhecimento permanece. E foi além. Cortela indagou os professores sobre saber ou não dar aulas e os desafiou a não se contentar a ensinar o óbvio. Apontou que é necessário ancorar o aprendizado no conhecimento e não apenas nas informações, pois informações se esquecem e o conhecimento permanece.
Cortella chamou a atenção dos participantes para a necessidade permanente de mudanças e adaptações para não ficar obsoleto. Como receita de sucesso sugeriu a generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual.
Na abertura do evento, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco, valorizou a parceria com o Colégio Marista e destacou a oportunidade de refletir sobre as mudanças provocadas na educação a partir do olhar de um estudioso de tamanha referência.
O diretor geral do Colégio Marista, Renato Angelino Darui, falou sobre os desafios e o papel do educador e considerou a oportunidade como um momento ímpar para refletir sobre as práticas educacionais.
O evento contou com apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e FTD Educação.