3º Seminário das Licenciaturas EaD trata das relações de ensino e aprendizagem
A Coordenação das Licenciaturas EaD da Unoesc promoveu, entre os dias 27, 28 junho e 1º de julho, o “3º Seminário das Licenciaturas EaD” que teve como tema: “As relações de ensino e aprendizagem com pesquisa, BNCC, tecnologias e inteligência emocional”. O evento on-line reuniu acadêmicos das licenciaturas das modalidades a distância e presencial. A abertura do […]
Publicado em 04/07/2022
Por Unoesc
A Coordenação das Licenciaturas EaD da Unoesc promoveu, entre os dias 27, 28 junho e 1º de julho, o “3º Seminário das Licenciaturas EaD” que teve como tema: “As relações de ensino e aprendizagem com pesquisa, BNCC, tecnologias e inteligência emocional”. O evento on-line reuniu acadêmicos das licenciaturas das modalidades a distância e presencial.
A abertura do evento contou com a participação do coordenador de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Márcio Giusti Trevisol, que falou da importância de atividades como essa e motivou os acadêmicos a participarem e interagirem com as atividades. Houve ainda uma apresentação musical com a acadêmica do curso de Música da Unoesc Capinzal, Natanieli Fernanda, o lançamento do Livro/E-book “Práticas Pedagógicas das Licenciaturas EaD” e, fechando a noite, a palestra “Estudante que pesquisa e escreve: cria soluções para diferentes problemas” ministrada pelo professor da Unoesc e Diretor do Colégio SuperAtivo, Leoberto Grigollo.
No segundo dia de Seminário, foi realizada a palestra “O currículo e a adequação à BNCC”, ministrada pela professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Camila Rostirolla. E, finalizando as atividades, os participantes refletiram sobre “Inteligência emocional e dependência tecnológica: prós e contras”, assunto abordado pelas professoras Vanessa Agostini e Lisandra Antunes.
De acordo com a coordenadora das Licenciaturas EaD Unoesc, professora Patrícia Aparecida Pedroso, as relações de ensino e aprendizagem estão se modificando de forma acelerada, o que exige que o professor se reinvente a cada dia. Nesse contexto, os temas trabalhados no seminário buscaram, além de compartilhar conhecimento, levar o acadêmico à reflexão.
— Queremos sempre apresentar novas ferramentas para que o professor amplie seu leque de possibilidades de atuação e possam contribuir para melhorar a aprendizagem, o ensino e as perspectivas na escola. Diante disso, escolhemos temas para que os acadêmicos pudessem compreender os desafios que o educador precisa enfrentar neste século 21. O evento foi maravilhoso, com efetiva participação e, pelos relatos dos participantes, agregou experiências educacionais muito importantes para todos. No segundo semestre daremos continuidade a este evento.