Página inicial O que acontece 4º Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo
Graduação Seminário Chapecó

4º Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo

Nos dias 29 e 30 de setembro, na cidade de Gravatal, foi realizado o 4º Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, o qual teve suas duas primeiras edições em Chapecó e terceira em Itá. Seminário construído e consolidado pela Federação dos Municípios de Santa Catarina – FECAM, Escola de Gestão Pública Municipal da Associação de Municípios de Santa […]


Nos dias 29 e 30 de setembro, na cidade de Gravatal, foi realizado o 4º Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, o qual teve suas duas primeiras edições em Chapecó e terceira em Itá. Seminário construído e consolidado pela Federação dos Municípios de Santa Catarina – FECAM, Escola de Gestão Pública Municipal da Associação de Municípios de Santa Catarina – EGEM, Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, Unoesc e Universidade da Melhor Idade – UMIC.

A realização das três primeiras edições do seminário buscaram a afirmação e consolidação do evento, tornando-o parte do cenário científico, entre os maiores e mais importantes eventos da área do envelhecimento humano no estado de Santa Catarina.

Desta forma, pensando no envelhecimento populacional, como um processo que repercute nas diversas esferas da sociedade, traz a responsabilidade as entidades desenvolver atividades e eventos que discutam sobre essa demanda. Os recentes indicadores biológicos, sociais, econômicos e científicos apontam para a necessidade de redefinir conceitos, valores, sentimentos e relações, bem como reelaborar funções e papéis, bem como os avanços das ciências e políticas públicas, no sentido de garantir um envelhecimento bem sucedido.

Diante disso, a realização de um evento que reúna renomados pesquisadores da área do envelhecimento, bem como estudantes, professores e profissionais que se interessam e pesquisam aspectos dessa nova realidade mundial, torna possível a discussão, o intercâmbio e a difusão de conhecimento na área do envelhecimento humano, procurando garantir um constante compromisso com a sociedade.

As temáticas abordadas no evento foram; A Pessoa Idosa e a Promoção, Defesa e Garantia de Direitos; Envelhecimento Saudável: o desafio do século XXI, temática aborda pela Professora Mariluce Perschke Vieira do curso de Educação Física da Unoesc Chapecó; Orientações sobre as Conferências Municipais da Pessoa Idosa em SC; Política Nacional do Idoso: Conselhos e Fundos Municipais do Idoso – Estratégias de Criação e Gestão!; A Política do Envelhecimento Ativo e as Instituições de Longa Permanência para Idosos; Apresentação do Panorama dos Serviços de Acolhimento para Idosos em Santa Catarina; Um pouco de história!, Homenagem às personalidades que implantaram a Política Estadual da Pessoa Idosa no Estado; Relato de Experiências Municipais no atendimento ao Idoso: oral e em pôster; Violência Contra a Pessoa Idosa; Relato de experiência de Atendimento Municipal ao Idoso Vítima de Violência e O Envelhecimento Ativo e Saudável no Brasil e como tornar as cidades mais amigáveis das pessoas idosas?.

O próximo Seminário está sendo pensado para o ano que vem.

 

* Texto Unoesc Chapecó.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.