5º Simpósio Integrado das Engenharias ACET da Unoesc tem mais de 1900 inscritos
A dificuldade recente no que diz respeito ao aumento do número de desempregados em diversas áreas de atividades industriais exige dos futuros profissionais uma nova postura, em que a proatividade e versatilidade, bem como a alta qualificação se tornam requisitos fundamentais que podem facilitar a entrada dos profissionais de Engenharia no mercado de trabalho. Pensando […]
Publicado em 08/11/2021
Por Unoesc
A dificuldade recente no que diz respeito ao aumento do número de desempregados em diversas áreas de atividades industriais exige dos futuros profissionais uma nova postura, em que a proatividade e versatilidade, bem como a alta qualificação se tornam requisitos fundamentais que podem facilitar a entrada dos profissionais de Engenharia no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Unoesc promoveu entre os dias 26 e 29 de outubro, a 5ª edição do Simpósio Integrado das Engenharias da ACET, foram mais de 130h de programação entre, palestras, oficinas, minicursos e apresentações científicas, ofertadas de forma remota ou presencial.
Conforme explica o coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, professor Jean P. Prigol, o evento teve como foco principal divulgar os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos cursos de engenharia e oferecer palestras e oficinas que complementam a formação dos participantes nas mais diversas áreas de atuação.
— A realização desse evento torna-se importante para a região de abrangência da Unoesc Joaçaba, pois propiciará a aproximação da universidade com as indústrias e a comunidade em geral, a partir da divulgação dos trabalhos dos cursos e troca de experiências, fortalecendo parcerias e beneficiando os envolvidos — destacou Prigol.
Já a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Scheila Lockstein ressalta que as atividades do 5º Simpósio reafirmaram a Importância da Engenharia para a humanidade.
— O simpósio trouxe atividades correlacionadas ao CREA-SC, destacando a ética profissional e as atribuições profissionais, e também palestras com diplomados dos cursos que além de conteúdo técnico, demonstraram a necessidade de que os profissionais sejam capacitados para identificar e resolver problemas da sociedade de forma geral— reitera a professora.
O evento promoveu diversas atividades entra elas as palestras: A Construção de soluções de inteligência artificial industrial por meio de plataformas low-code, Data Science e Machine Learning, Machine Learning industrial – Exemplos de aplicação no chão de fábrica, Gestão da Indústria 4.0, Aplicações de Revit na Engenharia: o futuro já chegou, além do curso de cerveja artesanal, da palestra sobre atuação do engenheiro químico, e a Oficina de Ensaios destrutivos e não destrutivos que ocorreram de forma presencial. O simpósio contou com mais de 1900 inscritos.