Página inicial O que acontece A importância do designer e o mercado de trabalho na visão de Roger Pelizzoni
Graduação Geral Videira

A importância do designer e o mercado de trabalho na visão de Roger Pelizzoni

Durante sua passagem por Videira​, quando ministrou palestra para acadêmicos do curso de Design da Unoesc, Roger Pelizzoni, que possui sólida experiência nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Design reiterou a importância do profissional e o mercado de ​t​rabalho​ que os futuros designers terão a sua espera​. ​Discorrendo sobre Design e Inovação, o que […]


Durante sua passagem por Videira​, quando ministrou palestra para acadêmicos do curso de Design da Unoesc, Roger Pelizzoni, que possui sólida experiência nas áreas de Marketing, Comunicação, Publicidade e Design reiterou a importância do profissional e o mercado de ​t​rabalho​ que os futuros designers terão a sua espera​.

​Discorrendo sobre Design e Inovação, o que para ele, são duas expressões do nosso cotidiano que têm aparecido cada vez mais, especialmente em conjunto​, o palestrante ressaltou:

— Já é relativamente conhecida a ideia de​design ​como uma atividade profissional que confere uma “melhor forma” a produtos e peças gráficas projetadas. Esta não é uma percepção equivocada, de modo algum. Mas é superficial! Ou, no mínimo, ultrapassada—, explicou.

Ele afirma que a ideia​do​ designer deixar algo “mais belo” ou “mais confortável” é uma visão estritamente industrial, de um período em que cabia ao ​profissional amenizar aquilo que os engenheiros não conseguiam – ou não queriam – resolver. Com a força tecnológica que temos hoje, com o refinamento dos processos produtivos e das relações de consumo, a função do designer se ampliou consideravelmente, e o ​d​esign assume a responsabilidade de pensar o produto desde a sua concepção e não apenas no final do processo, “maquiando” um produto para ser melhor consumido.

Cabe ao ​d​esign, hoje e ainda mais​,​ no futuro próximo, ampliar a funcionalidade dos produtos, indo além das expectativas iniciais, a fim de surpreender o usuário-consumidor, buscando por meio da melhor forma possível, não só esteticamente como também ergonomicamente, tornar este produto o mais agradável para quem o usar. Como, também, levando em conta que faz parte do modo como nós, seres humanos, compreendemos o mundo, encontrar significações em tudo aquilo que está a nossa volta.

— Não apenas a tecnologia tem sido o combustível dessa corrida como, especialmente, há um desejo enorme por parte das pessoas em viver em um mundo diferente. O modelo industrial, de produção em massa, de consumo excessivo, de imposição de ideias e verdades, já não faz sentido para as pessoas. O mundo espera novas funções, novas formas e novos significados para a realidade. O pensamento de design é o que tem mais a ver com esta demanda—, afirma Pelizzoni.

Com relação​à​s preparação dos futuros profissionais do Design, Roger Pelizzoni diz que o modelo tradicional de formação de profissionais para exercer atividades na indústria e nos serviços de apoio já não faz mais sentido. Simplesmente porque estas indústrias e serviços deixarão de existir, muito em breve. Então, o grande desafio das instituições de ensino, hoje, é ensinar a pensar.

— Há vários anos eu venho prestando consultoria para universidades e escolas, além de ser também professor, e percebo a grande dificuldade que tem sido buscar inovação no ambiente educacional quando as próprias políticas públicas restringem tanto a autonomia das IES. Mas, tenho visto também alguns bons casos de sucesso de cursos que procuram compreender o problema de maneira mais ampla, construindo propostas que dão um novo sentido para a formação profissional e colocam os acadêmicos como agentes de mudança da sociedade em que vivem. O nosso compromisso como educadores deve ser o de ajudar e orientar os alunos nesse caminho. Especialmente em um curso de Design, que tem como propósito buscar soluções inovadoras para os problemas, a responsabilidade torna-se uma obrigação— concluiu.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.