Acadêmica de administração realiza pesquisa inédita no setor fotovoltaico
Os sistemas de Energia Solar vêm ganhando espaço no mercado por seus inúmeros benefícios financeiros e ambientais. O assunto ganhou ainda mais notoriedade a partir de pesquisa realizada por acadêmica do curso de Administração da Unoesc Chapecó. Luana Ferrazza da Rosa, agora bacharel em Administração, é colaboradora da Renovigi Energia Solar, empresa fabricante de sistemas […]
Publicado em 05/03/2021
Por Unoesc
Os sistemas de Energia Solar vêm ganhando espaço no mercado por seus inúmeros benefícios financeiros e ambientais. O assunto ganhou ainda mais notoriedade a partir de pesquisa realizada por acadêmica do curso de Administração da Unoesc Chapecó.
Luana Ferrazza da Rosa, agora bacharel em Administração, é colaboradora da Renovigi Energia Solar, empresa fabricante de sistemas fotovoltaicos no Brasil, que tem sua sede em Chapecó. A estudante aproveitou a sua experiência para realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Marketing B2B e a Gestão de Canais: Estudo de caso em uma indústria de geradores fotovoltaicos do Oeste Catarinense”.
De acordo com Luana Ferraza da Rosa, a ideia surgiu no decorrer da busca por referenciais teóricos a respeito, ao se deparar com pouquíssimas pesquisas relacionadas ao tema no setor fotovoltaico, a estudante decidiu prosseguir.
— Surpreendentemente descobrimos que nosso projeto se tratava de um estudo de caso único, porque até então não havia nenhuma outra pesquisa sobre. O meu objetivo era produzir algo que contribuísse nos estudos científicos sobre o tema e, de uma forma geral, disseminar conhecimento — conta Luana.
Para o Doutor Nelson Santos Machado, professor e pesquisador dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e do Mestrado e Doutorado em Administração da Unoesc Chapecó e orientador da pesquisa, o TCC protagonizado pela orientanda Luana Ferrazza da Rosa durante o ano de 2020 é uma clara demonstração que a pesquisa aplicada pode cumprir importantes papéis como o de consolidar e qualificar a formação do futuro bacharel em Administração formado pela Unoesc, além de levar o conhecimento intramuros da universidade para as organizações do nosso entorno. São nestes momentos que a Universidade cumpre o tríplice pilar de oferecer ensino e formação de qualidade, alicerçada na pesquisa e na extensão. Pesquisa pela garantia de adequação dos métodos científicos, não tão comuns na vida cotidiana das organizações. Extensão porque o conhecimento ensinado na sala de aula invade a organização por intermédio de uma aluna devidamente assistida por um professor orientador.
— Ver a matéria no site da renomada empresa Renovigi é prova de que estamos no caminho certo em todos as esferas de atuação da nossa Unoesc, no caso específico, no Campus de Chapecó, mas que é recorrente nos demais campi da universidade, que comunga do mesmo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, um verdadeiro planejamento estratégico do que a Unoesc quer fazer pelo desenvolvimento das pessoas e instituições, que culmina com o desenvolvimento regional — comenta Machado.
Neste caso virtuoso, cabe destacar que a Luana já está matriculada na Pós-graduação em nível de Especialização no MBA em Gestão Empresarial: Estratégia de Negócios. Logo após a conclusão, a acadêmica pretende cursar o Mestrado Profissional em Administração para aprofundar a formação de pesquisadora, que muito contribui para a profissionalização da gestão das empresas.
Machado destaca que a pesquisa intitulada “Marketing B2B e a Gestão de Canais: Estudo de Caso em uma Indústria de Geradores Fotovoltaicos do Oeste Catarinense” ainda tem um longo caminho a seguir com a publicação de artigo em evento científico e revista científica nacional, para propagar o conhecimento gerado e obter sugestões de aprofundamento para estudos futuros que a própria Luana possa dar continuidade na sua formação continuada na área da Administração.
Para a instituição, pesquisas desse nível também reforça o compromisso que a Unoesc tem em cumprir a sua missão de contribuir substantivamente para o desenvolvimento regional e organizações públicas, privadas e do terceiro setor. A integração entre universidade, estado e organizações privadas é que alavancam a inovação tão desejada e necessária ao Grande Oeste de Santa Catarina e adjacências.
*Texto com a colaboração do Professor Doutor Nelson Santos Machado