Página inicial O que acontece Acadêmica de Engenharia de Alimentos realiza intercâmbio na Argentina
Graduação International Videira

Acadêmica de Engenharia de Alimentos realiza intercâmbio na Argentina

“Estudo para implantação de unidade piloto de recuperação de subprodutos da industrialização de uvas para vinho” é o título do Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido pela acadêmica de Engenharia de Alimentos da Unoesc Videira, Janine Rigo.   Para conhecer melhor o processo de produção e industrialização das uvas, Janine viajou a Mendonza, na Argentina, onde […]


“Estudo para implantação de unidade piloto de recuperação de subprodutos da industrialização de uvas para vinho” é o título do Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido pela acadêmica de Engenharia de Alimentos da Unoesc Videira, Janine Rigo.  

Para conhecer melhor o processo de produção e industrialização das uvas, Janine viajou a Mendonza, na Argentina, onde desenvolveu seu estágio de conclusão de curso no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), um dos maiores institutos de pesquisa do país. No INTA são desenvolvidas pesquisas e extensão rural de plantação de uvas e produção de vinhos, com ênfase nos resíduos da produção de vinhos para extração do óleo da semente de uva.

Este trabalho, segundo a professora Maria Rita Chaves Nogueira, coordenadora do curso, está inserido em um rol de projetos cujo objetivo é potencializar a utilização de subprodutos gerados na industrialização de uvas para vinho. Estes projetos contam, inclusive, com a participação de algumas agroindústrias familiares da cidade de Videira.

— Nosso grupo de pesquisa desenvolve forte trabalho na extração de óleo essencial da semente de uva, cujo valor agregado é elevado — disse.

O intercâmbio foi realizado através da mobilidade acadêmica da Unoesc, sendo que a aluna não possui bolsa de estudos, foi com recursos próprios.

No ano de 2015, esta é a segunda estudante do curso de Engenharia de Alimentos a participar de programa de Mobilidade Acadêmica. No primeiro semestre, a aluna Laís Zardo Rizzi, da 8ª fase do curso, realizou seus estudos na Universidad de Vigo, na Espanha, também na área de vitivinicultura.

— O curso de Engenharia de Alimentos é incentivador de atividades de intercâmbio que permitem desenvolver estudos e atividades de aprendizado em condições diversas às de suas origens culturais, sociais e étnicas. Os alunos retornam motivados e são multiplicadores dos conhecimentos adquiridos — destaca Maria Rita.

Além disso, a realização de atividades conjuntas entre a Unoesc, em especial do curso de Engenharia de Alimentos, com outras instituições de ensino superior fortalece a cooperação acadêmica e a internacionalização do ensino. 

A coordenadora do curso aponta ainda que a integração destes acadêmicos com professores e alunos de outros países, bem como o bom trabalho desempenhado pelos mesmos no exterior, tem despertado o interesse da comunidade científica em conhecer nossa instituição, motivo de orgulho e a certeza de que estamos desempenhando um ótimo trabalho.

Na Argentina, Janine Rigo realizou visitas às vinícolas da região, com explicação do processo de produção e degustação dos vinhos do local e ainda teve a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de tecnologias de desidratação de alimentos, como tomate, alho e cebola e realizar pesquisas e extensão na plantação e tecnologia de hortaliças, como alho, tomate, abóbora, cebola, orégano, cenoura, açafrão e pimenta.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.