Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo participa de curso na Itália
A acadêmica Jociléia Peretti, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, participou de 16 a 22 de abril, do curso denominado “Circuito Passado, Presente e Futuro da Arquitetura”, realizado em Roma, capital da Itália, através de parceria da Architalia de São Paulo e Roma Tre University. O evento intercalou aulas em sala e visitações. Os assuntos tratados […]
Publicado em 19/05/2016
Por Unoesc
A acadêmica Jociléia Peretti, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, participou de 16 a 22 de abril, do curso denominado “Circuito Passado, Presente e Futuro da Arquitetura”, realizado em Roma, capital da Itália, através de parceria da Architalia de São Paulo e Roma Tre University. O evento intercalou aulas em sala e visitações. Os assuntos tratados em sala de aula eram, em um segundo momento, vistos in loco nos canteiros de obras, em execução ou finalizadas.
Ela conta que ficou impressionada, visto que Roma é o berço mundial da Arquitetura, e o curso oportunizou analisar mais profundamente o que foi desenvolvido no passado, quais são as tendências atuais e quais serão as tendências futuras. Roma também é a sede da Roma Tre University, a qual foi a parceira e promotora do curso, disponibilizando seu corpo docente para aulas na sede da universidade e também em campo.
— Dentre os mestres, estivemos com Marco Frascarolo, titular cientifico de Fabertechnica Light e titular de cursos de Master em Iluminação nas faculdades Roma Tre e Sapienza em Roma. Ele é responsável também pelos projetos de iluminação da Capela Sistina, Museu Vaticano, Basílica de Assis e Coliseu em Roma — relatou a acadêmica.
Ainda, de acordo com Jociléia Peretti, além de conhecer melhor as clássicas obras arquitetônicas, marco da antiguidade romana, participou de palestras e teve contato com empresas italianas que fabricam materiais de alta tecnologia utilizados na construção civil.
— Reitero ter sido de grande importância também a nossa participação em aula e estudos realizadas em obras modernistas como a Igreja Dio Madre Misericordioso, do arquiteto Richard Meyer, e o Museu Maxxi, da arquiteta Zaha Hadid. No museu, tivemos a oportunidade de conversar com parte da equipe que realizou a obra, sendo um dos arquitetos e um dos engenheiros que contribuíram e acompanharam o projeto e execução do início ao fim — completou.
O curso, segundo a acadêmica, ainda ofereceu a oportunidade de conhecer obras que foram estudas em aula e que influenciaram diretamente no modo de vida da nossa população, além da incrível contribuição para a arquitetura e urbanismo.
— Ver obras de Bramante, Bernini, Michelangelo, entre outros grandes artistas, pessoalmente, e não em folhas de papel ou imagens, é como um sonho, um mergulho na história. Além desta experiência vivenciada, é extremamente válido e relevante o conhecimento que absorvemos de grandes mestres e profissionais em restauro, arquitetura de interiores, historiadores, engenheiros e arquitetos. Certamente a experiência, o conhecimento, as amizades e projetos futuros se perpetuarão — finalizou.