Acadêmicas de Biotecnologia Industrial são aprovadas em mestrado da Udesc
As formandas do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira, Nathalia Turkot Candiago e Rafaela Ansiliero, foram aprovadas em programas de mestrado da Unversidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Ambas, já possuem um currículo invejável para alunos de graduação, com vasta experiência de pesquisa, artigos internacionais e capítulos de livros publicados, além de […]
Publicado em 01/02/2022
Por Unoesc
As formandas do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira, Nathalia Turkot Candiago e Rafaela Ansiliero, foram aprovadas em programas de mestrado da Unversidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Ambas, já possuem um currículo invejável para alunos de graduação, com vasta experiência de pesquisa, artigos internacionais e capítulos de livros publicados, além de participação em eventos de divulgação científica, além de inúmeros prêmios de mérito universitário.
Rafaela passou no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc, conquistando a segunda colocação das 10 vagas ofertadas. Enquanto Nathalia passou em dois programas nos quais fez seleção, o PPG Produção Vegetal e PPG em Ciência do Solo, ambos na Udesc, CAV em Lages, ficando em primeira colocação para a Produção Vegetal. As destacadas colocações na seleção dos programas implicam em ótimas chances de conseguir bolsas de estudos para realizar o mestrado.
De acordo com o professor dr. César M. Baratto, coordenador do curso de Biotecnologia Industrial, a aprovação das alunas em ótimas colocações nos processos seletivos de programas de pós-graduação altamente disputados, como da UDESC, demonstra a qualidade do curso no que se refere ao ensino e as pesquisas realizadas, que preparam os discentes para disputar vagas em quaisquer progamas de pós-graduação do país, configurando-se como vantagem para quem pretende seguir carreira acadêmica.
– Devemos enfatizar, além da excelência do curso e de todos os seus professores, a qualidade laboratorial e dos equipamentos utilizados pelos alunos para suas práticas, assim como, dos professores/pesquisadores, que orientam nossos alunos, e especialmente do apoio à pesquisa que a Unoesc e órgãos financiadores têm disponibilizados, com bolsas de pesquisas para os alunos, as quias agregam imensamente para sua formação e, especialmente para desenvolvimento científico regional -, reitera o professor dr. Cesar.
Por sua vez, a acadêmica Nathalia Turkot Candiago enfatiza que os excelentes resultados, se constituem em uma soma de fatores que vão desde a sua dedicação como aluna, seus objetivos bem definidos desde o início do curso, e o apoio da Universidade, fomentando a incentivando a iniciação científica e a pesquisa.
Já Nathalia conta que desde o início da graduação, seu objetivo era concluir o curso e em seguida ingressar no Mestrado e obter especialização na área:
-Como bolsista de iniciação científica, desde o segundo ano da faculdade, sempre participei de cursos e eventos para construir um bom currículo e, hoje, com essas aprovações, constato como tudo valeu a pena! Quando temos objetivos devemos batalhar e trabalhar para que estes sejam alcançados. Sinto-me completamente realizada como Biotecnologista e orgulhosa da carreira que estou construindo-, finalizou Nathalia.