Página inicial O que acontece Acadêmicas de Ciências Contábeis apresentam artigo em Congresso de Contabilidade da USP
Graduação Evento Joaçaba

O Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba conquistou a aprovação de artigo científico no 22º USP International Conference in Accounting e 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, um dos maiores da área. O Congresso USP ocorre nos dias 27 a 29 de julho. Neste ano de forma híbrida, na modalidade on-line e presencial. O artigo […]

O Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba conquistou a aprovação de artigo científico no 22º USP International Conference in Accounting e 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, um dos maiores da área. O Congresso USP ocorre nos dias 27 a 29 de julho. Neste ano de forma híbrida, na modalidade on-line e presencial. O artigo aprovado na modalidade iniciação científica é intitulado: Influência da Habilidade Gerencial no Custo da Dívida em Empresas Listadas na B3, fruto dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da turma de diplomados de 2021/02, dos alunos: Bárbara Zamarki e Estéfani Picinatto, sob a orientação do Professor André Carlos Einsweiller.

Conforme recorda a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Prof. Ardinete Rover, essas aprovações refletem um trabalho que iniciou no ano de 2019, parceria entre coordenação e colegiado, buscando fomentar a pesquisa no curso de Ciências Contábeis. Desde então, já foram submetidos e aprovados 8 trabalhos.

— As pesquisas evidenciam resultados nas mais variadas áreas, como: atuária; auditoria e perícia; contabilidade financeira e mercado de capitais; contabilidade gerencial, contabilidade governamental e terceiro setor; educação; tributos; relato integrado e contabilidade em tempos de enfrentamento da Covid-19 e no pós-crise, e tem o intuito de auxiliar a sociedade, as empresas e stakeholders — destacou o professor André Carlos Einsweiller.

O professor ainda reiterou que os trabalhos aprovados evidenciam o uso da abordagem quantitativa, com uso de software estatístico. Essa metodologia possibilita esses resultados que são comprovados estatisticamente, e ao mesmo tempo, incrementa na carreira do acadêmico a participação de eventos dessa magnitude.

— A participação nesses eventos permite a troca de experiências e estudos, bem como a divulgação de ideias e práticas atuais da área contábil, aproximando pesquisadores e acadêmicos. Além disso, os artigos aprovados são relevantes para o meio acadêmico e fortalecem o fomento das pesquisas na instituição — comenta Bárbara Zamarki, diplomada do curso.