Acadêmicas de Psicologia desenvolvem cartilha sobre saúde mental para colaboradores de empresa
Acadêmicas do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveram a cartilha “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” para os colaboradores da Sulcredi. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Estágio Básico V. As autoras da cartilha, Janaína Gruber, Júlia Dill, Maiane de Matos e Kelin Moschen, destacam a importância de abordar […]
Publicado em 21/07/2020
Por Unoesc
Acadêmicas do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveram a cartilha “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” para os colaboradores da Sulcredi. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Estágio Básico V. As autoras da cartilha, Janaína Gruber, Júlia Dill, Maiane de Matos e Kelin Moschen, destacam a importância de abordar o assunto no ambiente de trabalho.
— O objetivo é que os colaboradores consigam lidar melhor com as situações diárias, com seus pensamentos, emoções e ansiedades, em tempos de pandemia, e em situações referentes ao trabalho — salientam as acadêmicas.
Durante a elaboração da cartilha, as estudantes tiveram o desafio de construir um material de fácil entendimento, para auxiliar os colaboradores a cuidar da saúde mental.
— Tivemos o desafio de realizar o trabalho por chamadas de vídeo e mensagens e de nos comunicarmos com diferentes públicos. As informações foram selecionadas com o objetivo de atingir o máximo de público, contemplando de forma ampla as realidades individuais — detalham as acadêmicas.
A analista de Recursos Humanos da Sulcredi, Andressa Schons, aprovou a cartilha. Ela diz que as informações objetivas permitiram um melhor entendimento do conteúdo por profissionais de todos os níveis de cargos da instituição e que as ilustrações permitiram uma leitura agradável, conquistando a atenção do leitor.
— Identificamos o fator ansiedade como algo presente atualmente e já estávamos abordando o assunto como forma de auxiliar os colaboradores no enfrentamento desse período de desafios. A cartilha contribuiu ainda mais para o nosso projeto e para o enfrentamento desse momento delicado, em que estamos vivendo — avalia Andressa.
A atividade também reforça a importância do psicólogo nas organizações. Para a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, cada vez mais, torna-se necessário o profissional nas organizações.
— Quando falamos em saúde mental, estamos nos referindo a forma como lidamos com as exigências externas e vivenciamos as nossas exigências internas. É um momento de incertezas, ambiguidades e de muita complexidade. Esses fatores estão cada dia mais presentes no cotidiano das organizações e é nesse aspecto que o psicólogo ajudará a manter a saúde mental — conclui a professora Lisandra.