Acadêmicas do curso de Farmácia têm trabalho premiado em evento internacional
Acadêmicas e professores do curso de Farmácia da Unoesc Xanxerê participaram, entre os dias 8 e 11 de setembro, do II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade: da teoria à prática (CONINTERS). Durante o evento, foram apresentados dois trabalhos: 1) Ateleia glazioviana, popular timbó e seus aspectos botânicos, fitoquímicos e terapêuticos, de autoria das acadêmicas Deise […]
Publicado em 21/09/2021
Por Unoesc
Acadêmicas e professores do curso de Farmácia da Unoesc Xanxerê participaram, entre os dias 8 e 11 de setembro, do II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade: da teoria à prática (CONINTERS).
Durante o evento, foram apresentados dois trabalhos: 1) Ateleia glazioviana, popular timbó e seus aspectos botânicos, fitoquímicos e terapêuticos, de autoria das acadêmicas Deise Novelo e Franciele Lunkes; e 2) Recursos vegetais da mata Atlântica e o valor de uso das espécies medicinais, de autoria das acadêmicas Marluci Bedin e Danieli Tomazi, fruto de dados obtidos no Trabalho de Conclusão de curso da acadêmica Marluci e discutidos pelo olhar da acadêmica Danieli.
O trabalho Recursos vegetais da mata Atlântica e o valor de uso das espécies medicinais ficou entre os cinco melhores do evento, sendo contemplado com a publicação gratuita de um artigo na revista Multidisciplinar Educação e Meio Ambiente.
A acadêmica Danieli Tomazi relata que participar do evento possibilitou disseminar o conhecimento, estimular o pensamento científico e discutir sobre a sustentabilidade.
— Diante do trabalho apresentado, queremos dizer que estamos extremamente felizes e honradas por estar entre os selecionados, além de ter certeza que os dados levantados servirão de base para novos estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos — comentou Danieli.
Para a acadêmica Marluci Bedin participar do congresso foi uma satisfação, pois além do conhecimento, trouxe a possibilidade da publicação de um artigo em uma revista científica.
— Sempre tive interesse em fazer parte de projetos de pesquisa, pois acredito que contribuem para meu crescimento profissional. A conexão com o mundo da pesquisa é como se portas se abrissem para caminhos ainda desconhecidos, na qual, com o auxílio de orientadores, vê-se a inspiração e a vontade de querer ir em busca de mais — relatou Marluci.
As professoras orientadoras Elisangela Bini Dorigon e Silvia Mara Zanela Almeida reforçam a importância de manter os acadêmicos envolvidos com pesquisas, relacionando teoria e prática, mas destacam a necessidade de divulgar os dados alcançados no meio cientifico.
Já o coordenador do curso de Farmácia, professor Cristian Alex Dalla Vecchia, salienta a importância da inserção e participação dos acadêmicos na pesquisa científica e projetos durante a caminhada da Graduação. Uma vez que tais ações, instigam o futuro profissional a fazer a diferença na sociedade onde estará inserido.