Acadêmicas do Curso de Nutrição publicam artigo em revista científica Internacional
Com o título Primary Nutritional Guidance at Systemic Lupus Erythematosus, as acadêmicas do curso de Nutrição da Unoesc Videira, Julia Fabian e Érica Mundin Karnal, tiveram artigo de pesquisa publicado no Journal of Scientific Research and Reports, uma Revista Científica multidisciplinar. O artigo foi orientado pela professora Dra. Jane Gelinski, com a colaboração da professora Liziane Carlesso. […]
Publicado em 19/06/2020
Por Unoesc
Com o título Primary Nutritional Guidance at Systemic Lupus Erythematosus, as acadêmicas do curso de Nutrição da Unoesc Videira, Julia Fabian e Érica Mundin Karnal, tiveram artigo de pesquisa publicado no Journal of Scientific Research and Reports, uma Revista Científica multidisciplinar. O artigo foi orientado pela professora Dra. Jane Gelinski, com a colaboração da professora Liziane Carlesso.
A revista, da qual receberam o aceite para publicação, tem como objetivo publicar artigos de alta qualidade em todas as áreas da pesquisa científica. Trata-se de um periódico internacional com controle de qualidade e revisão por pares.
A pesquisa foi realizada em 2018, por meio do Componente Curricular de Imunologia, em que foi desenvolvida uma metodologia ativa de ensino, na qual o estudante com base na ementa do curso e orientação dirigida, aprofunda conhecimentos, pela pesquisa teórica e prática, com a leitura de artigos sobre o assunto, buscando subsídios na literatura científica pertinente.
O estudo realizado pelas acadêmicas fez uma abordagem conceitual sobre a orientação nutricional primária no Lúpus Sistêmico Eritematoso (LES). Com base em uma revisão narrativa e explicativa da literatura, conclui-se que os pacientes com LES devem receber orientação terapêutica multidisciplinar, incluindo acompanhamento de nutricionista, que priorizará a manutenção do peso adequado do paciente, evitando sobrecarga nas articulações. Isso contribuirá para uma melhor qualidade de vida das pessoas afetadas.
A partir da investigação, um texto na forma de artigo foi produzido, seguindo todos os passos de uma produção científica, usando metodologia que extrapola os limites da sala de aula e torna público, disseminando o conhecimento científico. Além disso, tal experiência contribuiu para levar as estudantes a um nível mais elevado, em contato com a comunidade científica nacional ou internacional.
Para a acadêmica Érica Karnal, a publicação do artigo em revista internacional serve de estímulo para continuar realizando novos trabalhos de pesquisa o que contribui para formação pessoal e profissional:
—Todos sabemos da dificuldade que é ter um artigo aceito em uma revista científica, ainda mais internacional. Ele passa por editores gabaritados e pareceristas da área, os quais atestam a cientificidade e a capacidade de alcance do estudo realizado, para então ser publicado.
Já a professora Ana Paula Ariotti, coordenadora do curso de Nutrição da Unoesc Videira, considera a publicação do artigo científico uma oportunidade para que a comunidade acadêmica conheça os diferentes temas que estão sendo pesquisados. Dessa forma, é importante que as instituições de ensino de qualidade, como a Unoesc Videira, incentivem a contínua publicação de artigos científicos produzidos por seus professores e estudantes. Essa prática não só aprimora o diálogo entre os interessado, mas também expõe à comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas em seus diferentes programas (graduação e pós-graduação) e grupos de pesquisa.
— Escrever um artigo traz uma boa experiência profissional, além de enriquecer o currículo. Isso aumenta as chances de conseguir uma vaga em cursos de pós-graduação e melhor colocação no mercado de trabalho—.
O artigo pode ser acessado clicando aqui.