Acadêmicos adquirem cultura e conhecimento em visita à empresa de vinhos
Por meio do componente curricular Gestão do Conhecimento, acadêmicos da 5ª fase do curso de Administração, da Unoesc Videira, participaram de visita técnica no dia 9 de junho, à Vinícola da Serra, empresa vitivinicultora instalada no município de Pinheiro Preto, e que além da produção de vinhos e derivados da uva, possui forte apelo para […]
Publicado em 24/06/2022
Por Unoesc
Por meio do componente curricular Gestão do Conhecimento, acadêmicos da 5ª fase do curso de Administração, da Unoesc Videira, participaram de visita técnica no dia 9 de junho, à Vinícola da Serra, empresa vitivinicultora instalada no município de Pinheiro Preto, e que além da produção de vinhos e derivados da uva, possui forte apelo para o turismo.
Durante a visita, os acadêmicos conheceram a linha de produtos e serviços, e parte da história da família Zanella, proprietária da empresa que teve suas atividades iniciadas no porão da casa dos avós que vieram do Rio Grande, e já está na 4ª geração, sendo passada de pai para filho.
Conforme a professora Cristiane Bonatto de Morais, coordenadora do curso de Administração, a história da família encanta e vem regada de muito conhecimento, em que se nota o interesse em repassar seus conhecimentos na área em que atua, como forma carinhosa de deixar o seu legado.
— Eles nos explicaram, por exemplo, como preparar receitas variadas seguindo os ensinamentos da cultura italiana, na produção de vinhos, geleias, frutas cristalizadas, produtos feitos de forma artesanal, tudo como era preparado antigamente. Foi de grande valia, principalmente para os acadêmicos, que estão em processo de formação e profissionalização — afirmou Cristiane.
Os acadêmicos seguiram um roteiro pela empresa, conhecendo o local onde ficam os barris de inox em que o produto é estocado, local de produção, parte de embalagem, rotulagem, armazenamento e, por fim, o que chamam de “porta da felicidade”, local de degustação. Após experimentarem os vinhos, a visita seguiu pelo parque Milander, feito justamente para preservar as memórias do passado, onde toda a história da família está registrada.
Durante todo o percurso, os visitantes recebem informações técnicas detalhadas de todo o processo, sua evolução, aceitação, mercado, entre outros.
— Saímos de lá com muito conhecimento em vinhos e também aprendemos o quão importante é passar esse conhecimento, preparando as sucessões e transformando o conhecimento tácito em explícito — concluiu a coordenadora.