Acadêmicos apresentam pesquisas sobre indução de resistência em plantas
Acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha apresentaram, recentemente, pesquisas durante o painel: “A indução de resistência em plantas nas regiões Oeste e Extremo Catarinense e suas aplicabilidades”. O evento foi realizado em Chapecó. Segundo a coordenadora do curso de São José do Cedro, professora doutora Claudia Klein, o papel da […]
Publicado em 03/05/2018
Por Unoesc
Acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha apresentaram, recentemente, pesquisas durante o painel: “A indução de resistência em plantas nas regiões Oeste e Extremo Catarinense e suas aplicabilidades”. O evento foi realizado em Chapecó.
Segundo a coordenadora do curso de São José do Cedro, professora doutora Claudia Klein, o papel da Unoesc como universidade é focado em três pilares principais: ensino, pesquisa e extensão.
— Essas pesquisas foram realizadas por uma demanda de produtores rurais e empresas. Nossos acadêmicos, por meio do ensino e da pesquisa, geraram resultados que foram compartilhados nesse evento. Além disso, essa é uma oportunidade ímpar de inserir os alunos no universo profissional — ressalta a professora.
Para o coordenador do curso de Maravilha, professor doutor Alceu Cericato, é importante que os estudantes realizem estudos de indução de resistência de plantas.
— Cada vez mais, pessoas estão interessadas em desenvolver conhecimento nessa área, o que representa um importante passo para o desenvolvimento de novas estratégias de controle e manejo de doenças, reduzindo o uso dos defensivos, o que vem ao encontro da preocupação mundial em relação à preservação do meio ambiente — avalia o professor.
Os acadêmicos Claudio Muller, Oelem Mantelli, Douglas Finco e Rafael Debortolli apresentaram a pesquisa “Germinação e vigor de cultivares de soja submetidos à aplicação e IR via TSI”. Rafael destaca que eventos como esse proporcionam a troca de informações e a interação entre pesquisa, extensão rural, empresa e agricultores.
— Por meio da pesquisa, desenvolvemos novas práticas e adquirimos informações, que servem de parâmetros para auxiliarmos os agricultores e elevarmos o rendimento das lavouras de forma sustentável — frisa o acadêmico.
Durante o painel, os estudantes Felipe Grando, Jean Vani e Iziel Biasi apresentaram a pesquisa “Nodulação da soja submetida à aplicação de IR e fertilizantes foliares”. Outro estudo apresentado foi ” Rendimento da soja submetida à aplicação de IR”, dos alunos Fabio Bolfe e Allison Selva.