Página inicial O que acontece Acadêmicos apresentam pesquisas sobre indução de resistência em plantas
Graduação Pesquisa São José do Cedro Maravilha

Acadêmicos apresentam pesquisas sobre indução de resistência em plantas

Acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha apresentaram, recentemente, pesquisas durante o painel: “A indução de resistência em plantas nas regiões Oeste e Extremo Catarinense e suas aplicabilidades”. O evento foi realizado em Chapecó. Segundo a coordenadora do curso de São José do Cedro, professora doutora Claudia Klein, o papel da […]


Acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha apresentaram, recentemente, pesquisas durante o painel: “A indução de resistência em plantas nas regiões Oeste e Extremo Catarinense e suas aplicabilidades”. O evento foi realizado em Chapecó.

Segundo a coordenadora do curso de São José do Cedro, professora doutora Claudia Klein, o papel da Unoesc como universidade é focado em três pilares principais: ensino, pesquisa e extensão.

— Essas pesquisas foram realizadas por uma demanda de produtores rurais e empresas. Nossos acadêmicos, por meio do ensino e da pesquisa, geraram resultados que foram compartilhados nesse evento. Além disso, essa é uma oportunidade ímpar de inserir os alunos no universo profissional — ressalta a professora.

Para o coordenador do curso de Maravilha, professor doutor Alceu Cericato, é importante que os estudantes realizem estudos de indução de resistência de plantas.

 — Cada vez mais, pessoas estão interessadas em desenvolver conhecimento nessa área, o que representa um importante passo para o desenvolvimento de novas estratégias de controle e manejo de doenças, reduzindo o uso dos defensivos, o que vem ao encontro da preocupação mundial em relação à preservação do meio ambiente — avalia o professor.

Os acadêmicos Claudio Muller, Oelem Mantelli, Douglas Finco e Rafael Debortolli apresentaram  a pesquisa “Germinação e vigor de cultivares de soja submetidos à aplicação e IR via TSI”.  Rafael destaca que eventos como esse proporcionam a troca de informações e a interação entre pesquisa, extensão rural, empresa e agricultores.

— Por meio da pesquisa, desenvolvemos novas práticas e adquirimos informações, que servem de parâmetros para auxiliarmos os agricultores e elevarmos o rendimento das lavouras de forma sustentável — frisa o acadêmico.

Durante o painel, os estudantes Felipe Grando, Jean Vani e Iziel Biasi apresentaram a pesquisa “Nodulação da soja submetida à aplicação de IR e fertilizantes foliares”.  Outro estudo apresentado foi ” Rendimento da soja submetida à aplicação de IR”, dos alunos Fabio Bolfe e Allison Selva.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.