Acadêmicos da área das Ciências da Vida praticam solidariedade e levam alegria ao HUST
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) voltou a sorrir! Está de volta o projeto “Alegria no ar”, desenvolvido pelas professoras Maria Esther Traverso, Rita Trevisol, e a assistente social do Samara Leureto juntamente com alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Ciências Biológicas da Unoesc. A partir desta terça-feira (28), duas vezes […]
Publicado em 30/03/2017
Por Unoesc
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) voltou a sorrir! Está de volta o projeto “Alegria no ar”, desenvolvido pelas professoras Maria Esther Traverso, Rita Trevisol, e a assistente social do Samara Leureto juntamente com alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Ciências Biológicas da Unoesc. A partir desta terça-feira (28), duas vezes por semana, eles levam alegria aos pacientes do hospital, passando pelos setores, muitas vezes fantasiados, outros apenas espalhando alegria.
Os alunos pintam seus rostos, vestem fantasias – palhaços ou personagens conhecidos – e saem pelo hospital distribuindo sorrisos, abraços e alegria. Os pacientes sentem-se acolhidos e retribuem sorrisos e abraços. Alguns pedem para fazer fotos. E assim, pelo menos por aquele dia, a rotina se transforma.
— A ação é simples e o resultado é fantástico. Os alunos fazem o bem e ao mesmo tempo estão ajudando no tratamento dos pacientes — conta a professora Patrícia Zilio Tomasi, gerente pedagógica do hospital.
Durante o mês de março, os acadêmicos da primeira fase destes mesmos cursos organizaram um trote solidário. Eles doaram fraldas geriátricas para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados no HUST.
— O trote já aconteceu em outros anos e é uma forma de ser solidário e ao mesmo tempo brincar com os novos colegas que estão chegando no curso — explica a supervisora pedagógica do HUST, Maria Esther Duran Traverso.