Acadêmicos da UNC assistem júri popular realizado na Unoesc
No dia 28 de fevereiro, a Unoesc Joaçaba sediou em seu Auditório Jurídico, uma Sessão do tribunal do Júri e recepcionou 25 acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Contestado (UNC), da cidade de Concórdia, que se juntaram aos acadêmicos da Unoesc para assistir ao júri. O grupo veio pela primeira vez à Unoesc […]
Publicado em 13/03/2019
Por Unoesc
No dia 28 de fevereiro, a Unoesc Joaçaba sediou em seu Auditório Jurídico, uma Sessão do tribunal do Júri e recepcionou 25 acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Contestado (UNC), da cidade de Concórdia, que se juntaram aos acadêmicos da Unoesc para assistir ao júri.
O grupo veio pela primeira vez à Unoesc e pode acompanhar todos os momentos da sessão. Atuaram na equipe do Júri: Ildo Fabris Junior (Juiz) Uriel Augusto Canale (advogado), Guilherme Didomênico (oficial de justiça), Orlane Terezinha dos Santos Viecelli (Técnica Judiciária auxiliar/TSI), Sarajane Rodrigues Candeia (Técnica judiciária auxiliar/escrivã Ad Hoc), Caroline Regina Maresch (Promotora de Justiça) e Barbara Cazella (assistente da Promotoria), todos eles diplomados da Unoesc.
O crime julgado ocorreu dia 11 de maio de 2017 na cidade de Herval d’ Oeste. Conforme a denúncia do Ministério Público, naquele dia, os denunciados desceram com um veículo pela Rua São Paulo, bairro vila Rica e um deles efetuou três disparos para tentar matar um desafeto, que estava em posto de combustível. Um dos tiros, acertou a perna esquerda de um frentista. Os envolvidos fugiram na sequência, mas foram identificados e presos pela Polícia Civil posteriormente. Ao final do Júri, os três denunciados foram condenados por tentativa de homicídio qualificado com penas que variaram de 12 a 21 anos de prisão.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, professora Magda Cristiane Detsch da Silva, a parceria com outras universidades fomenta a troca de experiências e aprendizado dos alunos.
— Ficamos muito felizes em receber os alunos de outras instituições, pois a experiência de acompanhar uma Sessão do Tribunal do Júri é marcante na vida de cada um. A aprendizagem é significativa e gratificante, pois os alunos podem acompanhar e entender o funcionamento e o papel de cada um dos envolvidos na Sessão — ressaltou.