Acadêmicos da Unoesc doam sangue e entregam donativos arrecadados nos trotes solidários
Os trotes solidários mobilizaram, neste semestre, os acadêmicos da Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro e Pinhalzinho em prol da comunidade. Os estudantes formaram uma corrente de solidariedade para arrecadar alimentos, roupas e doar sangue. Acadêmicos da terceira fase do curso de Educação Física (bacharelado), com o apoio da coordenação, desenvolveram a […]
Publicado em 29/04/2022
Por Unoesc
Os trotes solidários mobilizaram, neste semestre, os acadêmicos da Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro e Pinhalzinho em prol da comunidade. Os estudantes formaram uma corrente de solidariedade para arrecadar alimentos, roupas e doar sangue.
Acadêmicos da terceira fase do curso de Educação Física (bacharelado), com o apoio da coordenação, desenvolveram a campanha “Mostre que seu amor à vida está no sangue”. Os veteranos incentivaram os calouros a doarem sangue, junto com eles, no Hemosc em Chapecó. Segundo a coordenadora, professora Sandra Fachineto, o envolvimento em ações sociais como essa contribui para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos acadêmicos, além de proporcionar interação entre calouros e veteranos.
Os cursos de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia doaram mais de 100 quilos de alimentos para a Clínica Renal do Extremo-oeste. Para a coordenadora de Fisioterapia, professora Viviane Bolfe Azzi, atividades como essa estimulam o senso social dos acadêmicos, incluindo a percepção de comunidade, a colaboração coletiva, o trabalho em equipe e a empatia, além de instigar o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, necessário à formação humana do fisioterapeuta.
Segundo o coordenador dos cursos de Farmácia e Nutrição, professor doutor Everton Boff, a atividade envolveu os acadêmicos com a comunidade. O professor observa que, após formados, os farmacêuticos e nutricionistas sempre terão que entender e compreender os problemas sociais e essa atividade contribui para desenvolver neles o senso de auxílio e atenção com as pessoas e entidades mais necessitadas.
A acadêmica Isabela Vendrame diz que os trotes incentivam ações solidárias.
— Os trotes incentivam a cidadania e contribuem para uma sociedade mais participativa, elevando o bem-estar dos envolvidos — avalia a acadêmica.
PINHALZINHO
Os trotes solidários dos cursos de Psicologia e Design beneficiaram a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pinhalzinho. Os acadêmicos de Psicologia doaram alimentos à entidade. Segundo o coordenador, professor Álvaro Mahl, essa é uma oportunidade para os estudantes se envolverem em ações sociais, que contribuem para minimizar carências e dificuldades de famílias.
O curso de Design entregou mais de 600 peças de roupas à entidade. De acordo com a coordenadora, professora Lidiane Camiloti, doar para a Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma forma de ajudar pessoas da comunidade e da região de Pinhalzinho.
SÃO JOSÉ DO CEDRO
Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro doaram alimentos não perecíveis para a Apae de São José do Cedro. Segundo a coordenadora do curso, doutora Claudia Klein, durante ações como essa, os estudantes contribuem com a comunidade e exercem o papel de cidadãos.