Página inicial O que acontece Acadêmicos de Agronomia realizam viagem de estudos ao Paraná
Graduação São José do Cedro Maravilha

Acadêmicos de Agronomia realizam viagem de estudos ao Paraná

Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha realizaram, recentemente, uma viagem de estudos ao Estado do Paraná. Os futuros agrônomos conheceram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar de Santa Tereza do Oeste) e a sua fazenda parceira. Em Cascavel, visitaram a Nitro 1000 Inoculantes Biológicos. O Refúgio Biológico […]


Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha realizaram, recentemente, uma viagem de estudos ao Estado do Paraná. Os futuros agrônomos conheceram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar de Santa Tereza do Oeste) e a sua fazenda parceira. Em Cascavel, visitaram a Nitro 1000 Inoculantes Biológicos. O Refúgio Biológico Bela Vista, o Parque das Aves e o Parque Nacional do Iguaçu, localizados em Foz do Iguaçu, também integraram o roteiro da viagem de estudos.

Segundo o coordenador do curso de Maravilha, doutor Alceu Cericato, no Iapar, os acadêmicos observaram experimentos em diferentes sistemas de condução de videiras e de variedades de amora preta. Além disso, conheceram a raça de bovino de corte Purunã, que foi desenvolvida no Iapar e uma cabanha de produção de reprodutores da raça.

Durante visita à Nitro 1000, os acadêmicos conheceram a fábrica de inoculantes como o Bradyrhizobium e Azospirillum e participaram de uma palestra sobre a importância dos inoculantes na produção agrícola.

No Refúgio Biológico Itaipu, foi possível conhecer uma parte dos 172 animais de 50 espécies, que estão em cativeiro. O Refúgio conta com o maior e mais bem sucedido programa de reprodução de harpias do mundo. Além disso, os estudantes souberam mais sobre o programa de recuperação de mata ciliar do lago da Itaipu. A visita ao Parque Nacional das Cataratas foi realizada por meio do percurso de trilha.

O professor, doutor Alceu Cericato, destaca a importância das viagens de estudo para a formação profissional dos futuros agrônomos.

— As viagens são oportunidades ímpares para os acadêmicos conhecerem outras realidades e relacionarem a teoria, estudada em sala de aula, com a prática. Também é uma oportunidade para interagir com empresas e assim despertar oportunidades de estágios e até mesmo de trabalho — conclui Cericato.

A coordenadora do curso de São José do Cedro, Claudia Klein, reforça que viagens como essa permitem que os acadêmicos aprofundem seus conhecimentos e façam networking com profissionais e empresas do setor.

Para o acadêmico Jeferson Reolon, a viagem permitiu conhecer in loco a realidade profissional e abriu novas possibilidades no mercado de trabalho.

— A viagem permitiu conhecer áreas do setor agrícola, pecuário e ambiental da região, assim como novas tecnologias, a dedicação dos profissionais com as áreas de conservação, diversidades de culturas e manejos adotados — finaliza o acadêmico.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.