Acadêmicos de Agronomia se destacam em estágios e são contratados em diversos lugares do País
Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha estão se destacando, durante os estágios, e sendo contratados logo após concluir o curso. O engenheiro agrônomo, Daniel Kist, realizou o seu estágio, no ano passado, na empresa Tropical Melhoramento & Genética, localizada no município de Cambé (PR), e foi contratado. — Com […]
Publicado em 17/02/2020
Por Unoesc
Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha estão se destacando, durante os estágios, e sendo contratados logo após concluir o curso. O engenheiro agrônomo, Daniel Kist, realizou o seu estágio, no ano passado, na empresa Tropical Melhoramento & Genética, localizada no município de Cambé (PR), e foi contratado.
— Com o estágio, tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área de melhoramento de plantas e assim ingressar na empresa. Atualmente, trabalho na área de fitopatologia, auxiliando no desenvolvimento de novas variedades de soja, resistentes a doenças. O curso me proporcionou excelentes conhecimentos — salienta o diplomado da Unoesc São José do Cedro, Daniel Kist.
O estágio também abriu as portas do mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo, Adriano Possato. Atualmente, Adriano trabalha na Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Maracajú (MS). A Fazenda se destaca por trabalhar com tecnologia de ponta e virou notícia no programa Globo Rural. Ele explica que a Fazenda possibilita atuar em várias áreas, tais como: regulagem de equipamentos, aplicação de agroquímicos, monitoramento de lavouras e agricultura de precisão.
— Sem o estágio talvez não estaria trabalhando na área. O curso também contribuiu, gerando conhecimentos teóricos e práticos, para eu concluir a graduação capacitado para o mercado — avalia o diplomado da Unoesc São José do Cedro, Adriano Possato.
Outro profissional que viu no estágio uma oportunidade para iniciar a carreira de engenheiro agrônomo foi o diplomado de Agronomia da Unoesc Maravilha, Lucas Biasoli. Hoje, ele trabalha em Sorriso (MT), no Grupo Colorado, que é composto por cinco fazendas. O seu dia a dia como engenheiro agrônomo consiste em fazer o monitoramento de área e acompanhamento de aplicações, plantio e colheita.
— O curso proporcionou um bom embasamento teórico e prático, o que é fundamental para um profissional dessa área — resume Biasoli.
Oportunidade para se destacar no mercado de trabalho
Segundo o coordenador do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, doutor Alceu Cericato, o estágio é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
— Por meio dele, os acadêmicos adquirem conhecimentos e têm uma ideia de como será a atuação profissional. Já as empresas podem conhecer e avaliar os futuros profissionais, contratando aqueles que se enquadram no perfil exigido pela empresa — avalia o professor.
A coordenadora de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, doutora Claudia Klein, reforça que o estágio consolida toda a aprendizagem do acadêmico, durante a graduação, e é uma oportunidade ímpar para se inserir no mercado de trabalho. Ela ressalta que novas oportunidades estão surgindo.
— Nos últimos anos, estão aumentando as vagas para engenheiros agrônomos, especialmente nos Estados, onde novas fronteiras agrícolas têm sido exploradas — destaca a professora.
Claudia acrescenta que a Agricultura de Precisão tem crescido exponencialmente com o objetivo de facilitar o manejo das lavouras e a rotina do produtor rural. Além disso, a área de insumos agrícolas tem gerado muita inovação. A produção orgânica sustentável também merece destaque, uma vez que o consumidor está buscando conhecer a origem do alimento.