Página inicial O que acontece Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem trabalhos sobre Intervenção Urbana
Graduação Geral São Miguel do Oeste

Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem trabalhos sobre Intervenção Urbana

Acadêmicos da terceira fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, desenvolveram trabalhos a partir do tema “Intervenção Urbana”.  Um grupo de acadêmicos confeccionou uma aranha gigante com canos de PVC, que ficou exposta no hall da biblioteca com o nome “Intervenção Urbana: tecendo novos conceitos”. Outro grupo […]


Acadêmicos da terceira fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, desenvolveram trabalhos a partir do tema “Intervenção Urbana”.  Um grupo de acadêmicos confeccionou uma aranha gigante com canos de PVC, que ficou exposta no hall da biblioteca com o nome “Intervenção Urbana: tecendo novos conceitos”. Outro grupo criou um painel itinerante, que recebeu o nome “O conhecimento liberta: leitura estética”. Além disso, foram realizadas pinturas no Centro Tecnológico e em espaços cedidos pelo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). As obras receberam os nomes “Metaesquema de Hélio Oiticica”, “Revitalizando com a pintura sobre a Igreja Matriz” e “ A Estética como experiência prática”.

Segundo uma das acadêmicas que confeccionou a aranha, Fernanda Herbert, o projeto foi inspirado nos pensamentos de filósofos como Platão, Kant e Hegel. Fernanda explica que, durante o projeto, o grupo procurou apresentar os diversos significados que a aranha pode ter.

 -A aranha geralmente nos traz más impressões, portanto buscamos evidenciar os bons significados como a sabedoria, divindade, inteligência e sorte – frisa a estudante, salientando que trabalhos como esses incentivam a criatividade e a busca pelo conhecimento.

O acadêmico Fabio Moser Agostini faz parte do grupo que realizou a pintura no Centro Tecnológico. Ele explica que o trabalho foi inspirado na obra de Hélio Oiticica e feito com tinta acrílica vermelha e laranja, além de materiais para aplicação.

-O projeto teve o objetivo de mostrar o ciclo de ordem e desordem, presente em todos os processos que envolvem os seres humanos – destaca Fábio.

Os trabalhos foram desenvolvidos no componente curricular de Estética 1. A professora Marlene Zenaide Friedrich salienta que o projeto foi realizado a partir das composições dos artistas arquitetos nas práticas de intervenção urbana. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.