Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem trabalhos sobre Intervenção Urbana
Acadêmicos da terceira fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, desenvolveram trabalhos a partir do tema “Intervenção Urbana”. Um grupo de acadêmicos confeccionou uma aranha gigante com canos de PVC, que ficou exposta no hall da biblioteca com o nome “Intervenção Urbana: tecendo novos conceitos”. Outro grupo […]
Publicado em 24/04/2014
Por Unoesc
Acadêmicos da terceira fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, desenvolveram trabalhos a partir do tema “Intervenção Urbana”. Um grupo de acadêmicos confeccionou uma aranha gigante com canos de PVC, que ficou exposta no hall da biblioteca com o nome “Intervenção Urbana: tecendo novos conceitos”. Outro grupo criou um painel itinerante, que recebeu o nome “O conhecimento liberta: leitura estética”. Além disso, foram realizadas pinturas no Centro Tecnológico e em espaços cedidos pelo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). As obras receberam os nomes “Metaesquema de Hélio Oiticica”, “Revitalizando com a pintura sobre a Igreja Matriz” e “ A Estética como experiência prática”.
Segundo uma das acadêmicas que confeccionou a aranha, Fernanda Herbert, o projeto foi inspirado nos pensamentos de filósofos como Platão, Kant e Hegel. Fernanda explica que, durante o projeto, o grupo procurou apresentar os diversos significados que a aranha pode ter.
-A aranha geralmente nos traz más impressões, portanto buscamos evidenciar os bons significados como a sabedoria, divindade, inteligência e sorte – frisa a estudante, salientando que trabalhos como esses incentivam a criatividade e a busca pelo conhecimento.
O acadêmico Fabio Moser Agostini faz parte do grupo que realizou a pintura no Centro Tecnológico. Ele explica que o trabalho foi inspirado na obra de Hélio Oiticica e feito com tinta acrílica vermelha e laranja, além de materiais para aplicação.
-O projeto teve o objetivo de mostrar o ciclo de ordem e desordem, presente em todos os processos que envolvem os seres humanos – destaca Fábio.
Os trabalhos foram desenvolvidos no componente curricular de Estética 1. A professora Marlene Zenaide Friedrich salienta que o projeto foi realizado a partir das composições dos artistas arquitetos nas práticas de intervenção urbana.