Acadêmicos de Engenharia Elétrica participam de congresso de iniciação científica
Três estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba participaram do 29º Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O evento foi realizado de 15 a 17 de maio, no Inatel em Santa Rita do Sapucaí (MG). Na ocasião, Amanda Franceschet, Angela Lazzari e Guilherme Masson apresentaram, de forma oral, os […]
Publicado em 05/06/2017
Por Unoesc
Três estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba participaram do 29º Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O evento foi realizado de 15 a 17 de maio, no Inatel em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Na ocasião, Amanda Franceschet, Angela Lazzari e Guilherme Masson apresentaram, de forma oral, os seus trabalhos de iniciação científica do curso. As apresentações eram divididas em salas de acordo com a área temática e ocorreu durante os três dias do congresso. Os professores Marconi Januário, Renato Scortegagna e Kleyton Hoffmann foram os orientadores das pesquisas.
Os três acadêmicos eram bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia Elétrica, e como requisito é necessário a submissão de artigos científicos na conclusão do período da bolsa. Por isso, o congresso foi um a oportunidade para aprovarem os seus trabalhos.
Angela Lazzari apresentou o trabalho sobre um robô móvel autônomo explorador de labirintos para competições de robótica. Já Amanda Franceschet falou sobre a pesquisa intitulada “Inversor de frequência trifásico com modulação SPWM: Simulação e implementação com TMS320F28335”. E Guilherme Masson mostrou o desenvolvimento de ferramentas aplicadas ao ensino de eletromagnetismo em curso de graduação de Engenharia Elétrica.
Segundo o professor Kleyton Hoffmann, os três acadêmicos apresentaram com sucesso suas pesquisas e no período posterior responderam a questionamentos sobre o trabalho. Durante o evento eles também visitaram a instituição promotora do congresso e suas instalações, bem como assistiram as demais apresentações que ocorreram nos três dias.
O professor afirma que a iniciação científica está cumprindo o seu papel, formando acadêmicos que aprenderam o que é pesquisa, sendo capazes de utilizar o pensamento científico diretamente em sua atuação profissional.
— No momento em que se conclui uma iniciação científica é gratificante ter trabalhos produzidos por nossos orientados, aprovados em congressos nacionais. Isto motiva não só os professores, mas os acadêmicos que demonstram a capacidade de aplicar os conhecimentos aprendidos na graduação no desenvolvimento de trabalhos com relevância na área — avalia Hoffmann.
Para a estudante Angela Lazzari participar do evento foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos adquiridos na Unoesc e trocar experiências com os demais participantes.
— A experiência de participar do congresso e apresentar o projeto desenvolvido durante a graduação contribuiu de forma a expandir meus conhecimentos e mais do que isso, proporcionou a troca de experiências com os acadêmicos do Inatel de forma a contribuir com o curso de Engenharia Elétrica — relata a acadêmica.