Página inicial O que acontece Acadêmicos de Engenharia Florestal conhecem Parque Nacional das Araucárias
Graduação Geral Xanxerê

Acadêmicos de Engenharia Florestal conhecem Parque Nacional das Araucárias

Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, participaram de uma aula de campo. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Fitogeografia, ministrado pelo professor Guilherme Ferraz de Arruda. A atividade prática constou de duas etapas. Pela manhã, no Parque Nacional das Araucárias, os acadêmicos percorreram trilhas pela vegetação […]


Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, participaram de uma aula de campo. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Fitogeografia, ministrado pelo professor Guilherme Ferraz de Arruda.

A atividade prática constou de duas etapas. Pela manhã, no Parque Nacional das Araucárias, os acadêmicos percorreram trilhas pela vegetação até os rios do Mato e Chapecozinho (Bacia do Rio Chapecó), em área do município de Passos Maia, acompanhados pela equipe gestora do Parque.

Nesses locais, foi possível observar aspectos da vegetação de Floresta Ombrófila Mista, com predominância da Araucaria angustifolia (Pinheiro brasileiro) associada a espécies vegetais importantes, como a Ocotea porosa (Imbuia), Nectandra spp e Ocotea spp (Canelas), Dicksonia sellowiana (Xaxim), entre outras.

Já no período da tarde, deslocaram-se pela BR-153, no município de Água Doce, para observar a vegetação de Estepe, representada pelos campos naturais de altitude. Na oportunidade, os acadêmicos puderam observar características dessa rústica vegetação campestre de altitude — ocorrência de gramíneas, como Aristida pallens (Capim barba-de-bode), Stipa spp (Capim flechinha), Andropogon lateralis (Capim caninha) e Erianthus sp (Macega), e herbáceas, como Baccharis spp (Vassouras e Carqueja), em solos rasos e relevo plano/suavemente ondulado.

Na avaliação do professor, os objetivos da atividade foram atingidos.

— Procurou-se oportunizar o contato direto dos acadêmicos com as vegetações de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) e Estepe (Campos do Sul do Brasil), existentes em localidades próximas a Xanxerê, para observar as principais características dessas vegetações em suas áreas de ocorrência — destaca.

Complemento das aulas teóricas

Para o acadêmico Danrlei Wünsch, a atividade prática foi muito importante, pois serviu como um complemento das aulas teóricas, facilitando sua compreensão.

— Em nossa visita, conseguimos observar e reconhecer a paisagem com Floresta Ombrófila Mista (FOM) e Estepe. Nossa aula foi de grande valia, pois, entrando em contato direto com a vegetação, foi possível ver a diferença e a diversidade de espécies em FOM e em Estepe — avalia o acadêmico.

E a acadêmica Gabriela Naibo considera que a visitação em áreas externas possibilita aos acadêmicos ter uma visão do que realmente encontra-se a campo, principalmente quando se trata do estudo da fitogeografia de um território.

— Pudemos notar as principais características de cada tipo de vegetação de acordo com o relevo, o que era nosso objetivo. Assim, o teórico se torna algo de fácil compreensão — observa.

O Parque

O Parque Nacional das Araucárias foi criado em 2005. Com uma área total de 12.841 hectares, abrange parte dos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, sendo administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.