Página inicial O que acontece Acadêmicos de farmácia visitam hospital Baía Sul em Florianópolis
Graduação Geral Videira

Acadêmicos de farmácia visitam hospital Baía Sul em Florianópolis

Vivenciar conhecimentos adquiridos no componente curricular Farmácia Clínica e Hospitalar, foi o objetivo de uma viagem de estudos, de um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia da Unoesc Videira, à Florianópolis, para conhecer os procedimentos em Farmácia Hospitalar. O Hospital Baía Sul é considerado uma referência em Farmácia Hospitalar e, segundo o acadêmico Édipo Consoni, […]


Vivenciar conhecimentos adquiridos no componente curricular Farmácia Clínica e Hospitalar, foi o objetivo de uma viagem de estudos, de um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia da Unoesc Videira, à Florianópolis, para conhecer os procedimentos em Farmácia Hospitalar.

O Hospital Baía Sul é considerado uma referência em Farmácia Hospitalar e, segundo o acadêmico Édipo Consoni, tem um processo extremamente organizado, que assegura um atendimento de excelência, com equipes multidisciplinares atuando em várias frentes, o que possibilita uma assistência mais eficaz no ramo de farmácia clínica.

— Acompanhando a prática, ficou mais fácil e claro compreender como é o funcionamento de uma farmácia dentro de um grande hospital, bem como a importância do farmacêutico nesse ambiente — afirmou o acadêmico.

A Unoesc há mais de 2 anos possui convênio com o Hospital Baía Sul, em Florianópolis, oportunizando vivencia prática para seus estudantes, que podem acompanhar os cerca de 20 profissionais que trabalham em equipe composta por diversos profissionais da área da saúde.

— Na matriz curricular do curso, existe um componente mais teórico, de 30 horas, que esclarece as atribuições do farmacêutico dentro de um hospital. Além disso, não há grandes hospitais na região para que os acadêmicos façam seus estágios, além de ser uma área restrita para visitação, o que torna essas visitas técnicas de suma importância — explica a professora Monica Frighetto, coordenadora do curso de Farmácia da Unoesc Videira.

Ela salienta ainda, que o Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controle, até o último momento, que é a dispensação e o uso pelo paciente, sendo indispensável em um hospital, a presença desse profissional.

A viagem, realizada no dia 24 de outubro, foi acompanhada pela professora doutora Fabiana de Martini Soares. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.