Acadêmicos de Jornalismo participam do Intercom Sul
Acadêmicos do curso de Jornalismo da Funoesc/Facisa Xaxim participaram, no período de 20 à 22 de junho, de mais uma edição do Intercom Sul – Congresso de Ciências da Comunicação, em Porto Alegre (RS). O evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais ligados à comunicação de vários estados. No evento, acadêmica Mariana Frezza Cossa, da 5ª […]
Publicado em 27/06/2019
Por Unoesc
Acadêmicos do curso de Jornalismo da Funoesc/Facisa Xaxim participaram, no período de 20 à 22 de junho, de mais uma edição do Intercom Sul – Congresso de Ciências da Comunicação, em Porto Alegre (RS). O evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais ligados à comunicação de vários estados.
No evento, acadêmica Mariana Frezza Cossa, da 5ª fase, apresentou os resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida sobre a formação ética do jornalista em uma sociedade líquido-moderna, cuja proposta é apresentar discussões e resultados sobre a formação desses profissionais em meio as transformações éticas da sociedade contemporânea. Iniciado em 2017, o trabalho conta com a orientação do professor Anderson Tedesco, tendo como base bibliográfica principal Zygmunt Bauman.
— A mais de dois anos me dedico na elaboração do artigo. Pesquisas acadêmicas são essenciais para escrever, interpretar, buscar outras referências e questionamentos. Fico muito feliz em poder compartilhar e levar esses resultados, ainda que parciais, para outras pessoas. É relevante e ativa o pensamento crítico de todos — destaca Mariana.
Com o intuito de observar em que momento da graduação os alunos tinham contato com a disciplina de Ética e Legislação Jornalística, analisando a carga horária e o semestre que as mesmas eram ofertadas, uma das principais ferramentas de pesquisa foram as Ementas da Facisa, que oferece o curso superior em Jornalismo.
— A formação na academia auxilia em desenvolver e compreender o pensamento ético em todas as informações levadas aos receptores. Por mais que as estas circulem rapidamente devemos sempre lutar por informações relevantes e meu sonho em fazer um jornalismo é para que as pessoas gostem e que possam confiar — pontuou a acadêmica da Funoesc/Facisa que tem o desejo de seguir pesquisando e não descarta dedicar-se a um mestrado futuramente
O artigo escrito pela estudante, será publicado nos anais do Intercom Sul e em uma revista nos próximos meses.
*Com informações do acadêmico Jean Azeredo.