Acadêmicos de Medicina Veterinária produzem vídeo educativo sobre zoonoses
Fazendo parte do componente curricular de Saúde Pública, ministrado pela professora Lilian Kolling Girardini, contando com a colaboração das professoras Giovana Camillo e Silvana Giacomini Collet, os acadêmicos da 7ª fase do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê realizaram uma atividade com os alunos da Educação Básica na Escola Municipal Monteiro Lobato. Os acadêmicos […]
Publicado em 31/07/2018
Por Unoesc
Fazendo parte do componente curricular de Saúde Pública, ministrado pela professora Lilian Kolling Girardini, contando com a colaboração das professoras Giovana Camillo e Silvana Giacomini Collet, os acadêmicos da 7ª fase do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê realizaram uma atividade com os alunos da Educação Básica na Escola Municipal Monteiro Lobato.
Os acadêmicos foram responsáveis pela elaboração de um vídeo educativo sobre as principais doenças que podem acometer os humanos e que podem ter relação com os animais, destacando-se entre estes Raiva, Dengue, Leishmaniose, Leptospirose e doenças transmitidas por alimentos.
O objetivo foi levar ao público infantil as informações sobre as principais formas de transmissão e de como prevenir estas doenças, com o intuito de estimular o conhecimento e auxiliar na saúde das famílias.
Após a apresentação do vídeo, os acadêmicos efetuaram uma ação interativa com as crianças e várias atividades educativas.
Para a acadêmica Geslaine Herdt a apresentação para as crianças teve como objetivo sensibilizar e ensinar sobre como evitar as zoonoses e outras doenças.
— Procuramos ensinar, de forma lúdica e divertida, os conceitos e cuidados que devem ser tomados, salientando a importância de medidas de higiene e vacinação dos animais. Repassamos conhecimentos para proporcionar uma base para as crianças, além de fortalecer o laço da Universidade com a comunidade — destacou a acadêmica.
Mais um aspecto importante nesta atividade na escola foi a apresentação do trabalho, deixando o individualismo e realçando o senso de equipe, cujo resultado foi muito gratificante para os acadêmicos envolvidos.
— Houve grande dedicação e interação entre os acadêmicos e destes com a comunidade, levando informações de maneira simples e compreensível — afirmou a professora Silvana Giacomini Collet.
*Com informações da professora Silvana Giacomini Collet.