Acadêmicos de Medicina Veterinária visitam o Zoológico de Pomerode
Na quarta-feira 18 de outubro, os acadêmicos da 1ª fase de Medicina Veterinária da Unoesc de Campos Novos visitaram o Zoo de Pomerode, acompanhados da professora da disciplina de Bem-estar Animal, Antonella Cordi. Esta visita fez parte do complemento prático do tema Enriquecimento Ambiental que está sendo trabalhado em aula. O enriquecimento ambiental é […]
Publicado em 25/10/2017
Por Unoesc
Na quarta-feira 18 de outubro, os acadêmicos da 1ª fase de Medicina Veterinária da Unoesc de Campos Novos visitaram o Zoo de Pomerode, acompanhados da professora da disciplina de Bem-estar Animal, Antonella Cordi. Esta visita fez parte do complemento prático do tema Enriquecimento Ambiental que está sendo trabalhado em aula.
O enriquecimento ambiental é um princípio de manejo animal que visa incrementar a qualidade dos cuidados com os animais sob cuidados humanos, através da promoção de estímulos necessários ao bem-estar psicológico e fisiológico. Na prática, o enriquecimento ambiental abrange uma enormidade de técnicas engenhosas, criativas e inovadoras, invenções e práticas com o objetivo de manter os animais sob cuidados humanos, ocupados, aumentando a diversidade das oportunidades comportamentais e promovendo ambientes mais estimulantes e receptivos. (Shepherdson, 1998, p.01).
Na visita, os acadêmicos puderam conhecer o dia a dia do médico veterinário que trabalha no zoológico, os bastidores de um ambiente como esse, como são organizadas e preparadas as dietas dos animais, o ambulatório para atendimento e internamento das espécies que necessitam de cuidados especiais e os programas de conservação e de enriquecimento ambiental que são realizados no local.
De acordo com a professora e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Antonella Cordi, a atividade complementa a matéria teórica dos acadêmicos.
— Durante a visita, os acadêmicos fizeram um trabalho de observação de alguns animais escolhidos previamente para ser apresentado e discutido em aula, como uma forma de formação de opinião, de reflexão e crítica sobre a existência de zoológicos, as condições dos animais e as funções e programas realizados por estes estabelecimentos — destacou a professora Antonella.
Para o acadêmico Vitor Mantovani, a visita revelou-se uma experiência diferente.
— A viagem ao zoológico foi muito importante para mim, pois, não ainda não tinha visto animais selvagens tão perto. Também tive a noção de como é importante a função de um médico veterinário dentro de um zoológico, para os cuidados que estes animais devem ter, desde a nutrição, até cuidados gerais — disse o acadêmico Vitor Montovani.
Saiba mais sobre o Zoológico de Pomerode
O Zoológico de Pomerode, fundado em 1932, é o 3º mais antigo zoo do Brasil. Atualmente possui 1.150 animais pertencentes a 270 espécies. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. O Zoo já foi contemplado com diversos prêmios, nacionais e internacionais. Um deles foi das atividades de condicionamento dos elefantes para que os veterinários pudessem ter acesso às mãos, bocas e orelhas dos elefantes, sem a necessidade de tranquilizantes. Os alunos da Unoesc puderam acompanhar um destes procedimentos de acesso, no momento da visita.