Página inicial O que acontece Acadêmicos de Medicina Veterinária visitam o Zoológico de Pomerode
Graduação Geral Campos Novos

Acadêmicos de Medicina Veterinária visitam o Zoológico de Pomerode

Na quarta-feira 18 de outubro, os acadêmicos da 1ª fase de Medicina Veterinária da Unoesc de Campos Novos visitaram o Zoo de Pomerode, acompanhados da professora da disciplina de Bem-estar Animal, Antonella Cordi. Esta visita fez parte do complemento prático do tema Enriquecimento Ambiental que está sendo trabalhado em aula.   O enriquecimento ambiental é […]


Na quarta-feira 18 de outubro, os acadêmicos da 1ª fase de Medicina Veterinária da Unoesc de Campos Novos visitaram o Zoo de Pomerode, acompanhados da professora da disciplina de Bem-estar Animal, Antonella Cordi. Esta visita fez parte do complemento prático do tema Enriquecimento Ambiental que está sendo trabalhado em aula.

 

O enriquecimento ambiental é um princípio de manejo animal que visa incrementar a qualidade dos cuidados com os animais sob cuidados humanos, através da promoção de estímulos necessários ao bem-estar psicológico e fisiológico. Na prática, o enriquecimento ambiental abrange uma enormidade de técnicas engenhosas, criativas e inovadoras, invenções e práticas com o objetivo de manter os animais sob cuidados humanos, ocupados, aumentando a diversidade das oportunidades comportamentais e promovendo ambientes mais estimulantes e receptivos. (Shepherdson, 1998, p.01). 

 

Na visita, os acadêmicos puderam conhecer o dia a dia do médico veterinário que trabalha no zoológico, os bastidores de um ambiente como esse, como são organizadas e preparadas as dietas dos animais, o ambulatório para atendimento e internamento das espécies que necessitam de cuidados especiais e os programas de conservação e de enriquecimento ambiental que são realizados no local.

 

De acordo com a professora e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Antonella Cordi, a atividade complementa a matéria teórica dos acadêmicos.

 

— Durante a visita, os acadêmicos fizeram um trabalho de observação de alguns animais escolhidos previamente para ser apresentado e discutido em aula, como uma forma de formação de opinião, de reflexão e crítica sobre a existência de zoológicos, as condições dos animais e as funções e programas realizados por estes estabelecimentos — destacou a professora Antonella.

 

Para o acadêmico Vitor Mantovani, a visita revelou-se uma experiência diferente.

 

— A viagem ao zoológico foi muito importante para mim, pois, não ainda não tinha visto animais selvagens tão perto. Também tive a noção de como é importante a função de um médico veterinário dentro de um zoológico, para os cuidados que estes animais devem ter, desde a nutrição, até cuidados gerais — disse o acadêmico Vitor Montovani.

 

 

Saiba mais sobre o Zoológico de Pomerode

 

O Zoológico de Pomerode, fundado em 1932, é o 3º mais antigo zoo do Brasil. Atualmente possui 1.150 animais pertencentes a 270 espécies. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação.  O Zoo já foi contemplado com diversos prêmios, nacionais e internacionais. Um deles foi das atividades de condicionamento dos elefantes para que os veterinários pudessem ter acesso às mãos, bocas e orelhas dos elefantes, sem a necessidade de tranquilizantes. Os alunos da Unoesc puderam acompanhar um destes procedimentos de acesso, no momento da visita.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.