Acadêmicos de Odontologia desenvolvem atividade de saúde bucal com pacientes do HUST
Os acadêmicos da 8ª fase de Odontologia, da Unoesc Joaçaba, proporcionaram momentos de alegria e conhecimento aos pacientes do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), nesta quinta-feira (14). Nas dependências do HUST, a turma desenvolveu a atividade de promoção e educação em saúde bucal, levando orientações aos pacientes e seus acompanhantes sobre o assunto, bem como […]
Publicado em 15/04/2016
Por Unoesc
Os acadêmicos da 8ª fase de Odontologia, da Unoesc Joaçaba, proporcionaram momentos de alegria e conhecimento aos pacientes do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), nesta quinta-feira (14). Nas dependências do HUST, a turma desenvolveu a atividade de promoção e educação em saúde bucal, levando orientações aos pacientes e seus acompanhantes sobre o assunto, bem como esclarecendo dúvidas.
Para tornar a ação ainda mais especial e atrativa os alunos vestiram fantasias e realizaram apresentações teatrais e musicais. Mesmo utilizando destes métodos, que propiciaram momentos de alegria aos hospitalizados, os estudantes não deixaram de lado o motivo principal que os levou até o local: incentivar a saúde bucal. A experiência, conforme avaliação final dos alunos, foi gratificante.
Segundo a coordenadora da Área das Ciências da Vida e professora do curso, Patricia Zilio Tomasi, os acadêmicos passaram por uma preparação para desenvolver a atividade, que contou também com a supervisão das professoras Bruna De Dea, Mariana Machado e Marta Garrastazu, por meio do componente curricular Saúde Especial I.
— Todo o semestre essa atividade é realizada, e antes há sempre uma preparação com os alunos, pois o ambiente hospitalar traz diversas sensações, é preciso que estejam preparados. Durante a ação, primeiramente, verificamos a possibilidade e condição do paciente em estar recebendo o grupo, que após esse aceite desenvolve a atividade no quarto — disse.
A professora Bruna De Dea também enfatizou que o curso de Odontologia está à disposição para atender a comunidade, por meio dos diversos serviços prestados de forma gratuita. Ela considerou a atividade essencial para levar esta informação ainda mais ao conhecimento de todos.
Aproveitando a oportunidade, as professoras supervisoras do projeto agradeceram o apoio da psicóloga Thais Deon, que auxiliou os acadêmicos na preparação para esta atividade, e da supervisora pedagógica do hospital, Maria Esther Duran Traverso.
Experiência para os alunos
A primeira etapa da atividade, que ocorre em duas datas, foi cumprida com sucesso pelos estudantes de Odontologia, que demonstraram muita satisfação em desenvolvê-la. Para a estudante Karine Menegazzo, todo o esforço e preparação valeram a pena, assim como para Jeferson Bruno Martins, que considerou a atividade diferente de todas as já realizadas por eles.
— Aprendemos a lidar com situações diferentes e até mesmo com imprevistos, já que a cada quarto que entrávamos não sabíamos qual o estado do paciente que iríamos encontrar — disse Jeferson.
Os intercambistas do México, que estão frequentando o curso de Odontologia na Unoesc, também participaram desta atividade. Jamibeth Mina González, Luis Daniel Olivas Buahaya e Marlen Saldaña Barraza comentaram que nunca haviam participado de uma ação como esta, já que no México os alunos não mantêm contato com os pacientes do hospital universitário.