Acadêmicos de Psicologia apresentam projetos sociais à comunidade
Os acadêmicos de Psicologia da Unoesc de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho iniciaram, na semana passada, a apresentação dos projetos sociais elaborados no componente curricular de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Em São Miguel do Oeste, os trabalhos estão sendo apresentados, no auditório, às sextas-feiras de manhã e, em Pinhalzinho, às quartas-feiras à […]
Publicado em 22/05/2014
Por Unoesc
Os acadêmicos de Psicologia da Unoesc de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho iniciaram, na semana passada, a apresentação dos projetos sociais elaborados no componente curricular de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Em São Miguel do Oeste, os trabalhos estão sendo apresentados, no auditório, às sextas-feiras de manhã e, em Pinhalzinho, às quartas-feiras à noite. A apresentação é aberta para a participação da comunidade.
Segundo a professora da disciplina e coordenadora do Curso de Psicologia de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os acadêmicos da sétima fase elaboraram projetos voltados para idosos, dependentes químicos, para vítimas de violência doméstica, famílias acolhedoras e para implantação de psicólogos nos mais diferentes espaços.
Lisandra salienta que com o desenvolvimento destes projetos os futuros psicólogos vão ao encontro da comunidade e percebem as necessidades que ela tem, além de se preparar para a vida profissional.
– Há um grande déficit de projetos sociais na área da Psicologia para a Saúde e a Educação. Este é o momento de expandi-los para a comunidade e buscar recursos para a implantação -, enfatiza a professora. Muitos dos projetos já estão sendo implantados pelos acadêmicos nos estágios e poderão ser implantados quando os estudantes estiverem no mercado de trabalho.
Segundo o coordenador do Curso de Psicologia de Pinhalzinho, professor Álvaro Cielo Mahl, os projetos aproximam os acadêmicos das demandas sociais da região e desenvolvem o senso crítico do futuro psicólogo para a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a formação.
A acadêmica Jéssica Megot Lagemann observa que há verbas disponíveis para a implantação de ações, mas em determinados casos faltam projetos. A acadêmica Daiane Fontanari Scheibler diz que a disciplina de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial é uma oportunidade para vivenciar as necessidades dos municípios e apontar soluções.
– Esta é uma oportunidade para apresentarmos uma ideia, que poderá beneficiar milhares de pessoas -, destaca a acadêmica, que apresentou plano para a implantação de um plantão psicológico no 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O Papel do Psicólogo
A professora Lisandra destaca que, cada vez mais, o psicólogo é requisitado nos mais diversos espaços públicos e privados, como clínicas, hospitais, empresas, entre outros.
– A presença deste profissional é extremamente relevante. Observa-se que a profissão tem obtido um grande crescimento nos últimos anos – finaliza a coordenadora do Curso, professora Lisandra de Oliveira.