Acadêmicos de Psicologia da Unoesc conhecem o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina
Os acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho conheceram, recentemente, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ/SC), localizado em Florianópolis. Durante a visita, os acadêmicos participaram de uma palestra com o chefe do setor de Psicologia do IPQ, Wulphrano Macedo Neto. Além disso, conheceram todo o Instituto: triagem, refeitórios, alas de tratamento, Centro […]
Publicado em 02/12/2021
Por Unoesc
Os acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho conheceram, recentemente, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ/SC), localizado em Florianópolis. Durante a visita, os acadêmicos participaram de uma palestra com o chefe do setor de Psicologia do IPQ, Wulphrano Macedo Neto. Além disso, conheceram todo o Instituto: triagem, refeitórios, alas de tratamento, Centro de Documentação e Pesquisa (Cedope), salas de oficinas de artes e terapia ocupacional, pátios internos, entre outros espaços.
Segundo o coordenador do curso, professor Álvaro Mahl, o IPQ foi inaugurado no dia 10 de novembro de 1941 e teve o prontuário de seu primeiro paciente datado em 4 de janeiro de 1942.
— Os profissionais e trabalhadores do Hospital acompanharam os acadêmicos e desenvolveram um breve resgate histórico sobre o contexto da criação, funcionamento, técnicas de tratamento e as práticas em saúde mental, realizadas pela Instituição no passado e no momento atual — detalha o coordenador do curso.
Álvaro acrescenta que o IPQ é uma Instituição de extrema importância no cenário da saúde mental. O professor destaca que a visita possibilitou a aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais à atuação do profissional de Psicologia na esfera das políticas públicas de saúde mental, ao mesmo tempo que comoveu, sensibilizou e instigou a reflexão crítica dos acadêmicos sobre essa temática.
A acadêmica Tamires Avelar conta que a viagem de estudos ampliou os conhecimentos.
— Proporcionou-me uma nova percepção em relação aos hospitais psiquiátricos, conhecendo a realidade prática do trabalho do psicólogo dentro desses ambientes — conclui a acadêmica.