Acadêmicos de Psicologia realizarão estágios em escolas de Videira e região
A Unoesc Videira firmou nova parceria com a 9ª Gerência Regional de Educação (Gered). A iniciativa possibilitará que estudantes do curso de Psicologia, a partir da 4ª fase, possam desenvolver seus estágios nas escolas da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). A formalização ocorreu na segunda-feira (5) durante a visita da coordenadora do curso Taisa Trombetta DeMarco […]
Publicado em 07/09/2016
Por Unoesc
A Unoesc Videira firmou nova parceria com a 9ª Gerência Regional de Educação (Gered). A iniciativa possibilitará que estudantes do curso de Psicologia, a partir da 4ª fase, possam desenvolver seus estágios nas escolas da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). A formalização ocorreu na segunda-feira (5) durante a visita da coordenadora do curso Taisa Trombetta DeMarco e do diretor de Graduação Gilson Luiz Leidens à agência, onde se reuniram com a gerente regional de educação Rita de Cássia Soares.
— Com essa abertura por parte da Gered, os acadêmicos poderão realizar seus estágios aqui em Videira, possibilitando o cumprimento desta exigência para a formação profissional e desenvolvendo importante serviço social à comunidade — explica a coordenadora do curso Taisa Trombertta DeMarco.
Ela afirma que o estágio obrigatório tem por objetivo desenvolver no acadêmico a capacidade de relacionar teoria e prática, onde a escola é um local que proporciona o aprendizado ao acadêmico, mas que também auxilia no processo de ensino aprendizagem em relação a área da Psicologia.
— Os estagiários serão supervisionados por um professor psicólogo, responsável pelo componente curricular e será um trabalho conjunto entre família, escola e universidade — garantiu a coordenadora.
Para a gerente Regional de Educação, Rita de Cássia Soares, a parceria com a Unoesc e o curso de Psicologia é de extrema importância e fará a diferença para os estudantes do terceiro ano do ensino médio na hora de definir qual a área escolher para cursar o ensino superior.
— Cerca de 50% dos estudantes do último ano do ensino médio, ainda não têm clareza sobre qual a área de maior aptidão, e com essa parceria estaremos juntamente com os professores e estagiários do curso de Psicologia, contribuindo com essa difícil escolha — reiterou.
Ela explica que a presença de professores e de estagiários de Psicologia, proporcionará o autoconhecimento aos adolescentes. Eles poderão identificar quais as suas possibilidades para estudos futuros. Em médio e longo prazo, o aluno que conseguir identificar suas aptidões, terá benefícios pessoais e profissional, tornando-se uma pessoa feliz com a área que escolheu para dar sequência em seus estudos.
Rita de Cássia Soares afirma que a Gered sempre pôde contar com a Unoesc, a qual possui uma confiança institucional através das várias parcerias já firmadas, como a formação continuada, pós-graduação, bolsas de estudos, entre outras. E para o ano que vem outras atividades serão realizadas de forma conjunta.
—Temos vários acordos com o curso de Psicologia, um deles está voltado para os alunos que possuem necessidades especiais, para os quais precisamos compor um laudo psicológico completo através do psicodiagnóstico, para conseguir o segundo professor, um direito assegurado ao estudante — concluiu.
Já para o professor Gilson Luiz Leidens, diretor de Graduação da Unoesc Videira, essa parceria com a Gerência de Educação da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional faz parte do projeto da universidade que vem trabalhando para estar cada dia mais inserida à comunidade, aproximando-se cada vez mais do cidadão.
—Temos uma parceria institucionalizada com a Gered, em que a Unoesc consegue desenvolver suas atividades acadêmicas oportunizando ao estudante a realização do seu estágio. Ao mesmo tempo estamos beneficiando os estudantes e as escolas do ensino médio e a sociedade como um todo. Nosso objetivo é ampliar ainda mais o leque de parceiros, com outros órgãos do governo do Estado, poder público municipal e a iniciativa privada, buscando, principalmente, o desenvolvimento social — afirmou.