Acadêmicos de Zootecnia apresentam trabalho em evento nacional da área
Gabriela Rodrigues Marin, Dom Diego Dall’Agnol e Moisés Muchinski, acadêmicos-bolsistas de Iniciação Científica da 8ª fase do curso de Zootecnia, da Unoesc Xanxerê, realizaram apresentação de trabalho no XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, em Gramado (RS). Na oportunidade, eles apresentaram resultados parciais do projeto de pesquisa Avaliação da Resistência de Larvas de Carrapato Bovino […]
Publicado em 05/11/2014
Por Unoesc
Gabriela Rodrigues Marin, Dom Diego Dall’Agnol e Moisés Muchinski, acadêmicos-bolsistas de Iniciação Científica da 8ª fase do curso de Zootecnia, da Unoesc Xanxerê, realizaram apresentação de trabalho no XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, em Gramado (RS).
Na oportunidade, eles apresentaram resultados parciais do projeto de pesquisa Avaliação da Resistência de Larvas de Carrapato Bovino a Diferentes Pesticidas em Xanxerê, Santa Catarina, orientados pelo professor Marco Aurélio Echart Montano.
Segundo revela a pesquisa dos acadêmicos xanxerenses, as espécies de carrapatos são capazes de parasitar quase todos os animais de importância econômica, causando grandes perdas no que diz respeito à produção. O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, particularmente, é um dos ectoparasitas mais importantes que afetam bovinos, causando grandes perdas econômicas. Geralmente, seu controle é feito com o uso de pesticidas, que poluem gravemente o ambiente, afetam a saúde animal e humana e ainda são de alta carestia.
Além da apresentação, os acadêmicos puderam conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos no país em relação à sanidade dos animais. Isso possibilita, na avaliação deles, experiência e aprendizado, pelo contato com pesquisadores, acadêmicos e professores de todo o Brasil, além de estudiosos de outros países que vieram participar do evento.
Nas fotos abaixo, momentos da apresentação dos acadêmicos da Unoesc Xanxerê.