Página inicial O que acontece Acadêmicos desenvolvem atividades alusivas ao Dia de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil
Graduação Geral Pinhalzinho

Acadêmicos desenvolvem atividades alusivas ao Dia de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil

Os acadêmicos do Curso de Psicologia da Unoesc de Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste participaram, na semana passada, de atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil. Durante a semana, os acadêmicos de Pinhalzinho realizaram palestras sobre o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na sexta-feira, dia 16, […]


Os acadêmicos do Curso de Psicologia da Unoesc de Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste participaram, na semana passada, de atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil. Durante a semana, os acadêmicos de Pinhalzinho realizaram palestras sobre o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na sexta-feira, dia 16, foi realizada a tradicional “Caminhada da Conscientização”. Os participantes da campanha fixaram margaridas brancas na praça central de Pinhalzinho e, posteriormente, deram-se as mãos e fizeram um abraço coletivo.

Segundo o coordenador do Curso e do Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, professor Álvaro Cielo Mahl, a campanha deste ano também teve a participação das agentes municipais de Saúde que distribuíram folders explicativos nas casas.

– O Fórum Municipal foi criado com o objetivo de reunir a sociedade para discutir e buscar soluções conjuntas para o problema – afirma Álvaro.

Já, os acadêmicos de Psicologia de São Miguel do Oeste vestiram-se de anjos na sexta-feira, dia 16, e visitaram escolas e praças dos municípios de Santa Helena (SC) e de Santo Antônio do Sudoeste. A coordenadora do Curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, salienta que as crianças puderam contar o que quiseram para os 24 acadêmicos.

A professora ressalta que a criança abusada sexualmente apresenta sinais, principalmente, no comportamento e que podem variar de indivíduo para indivíduo.

-As crianças abusadas podem ficar mais agressivas, mais tímidas ou mais hiperativas; passam a ter pesadelos; apresentam ansiedade e medos inexplicáveis – detalha Lisandra. Os prejuízos que o abuso sexual acarreta para o desenvolvimento são graves: a confiança fica abalada; a vítima passa a apresentar baixa autoestima; dificuldades nas relações interpessoais, afetivas e, futuramente, nas relações amorosas.

Dia da Luta Antimanicomial         

Durante a ação realizada em Santa Helena e Santo Antônio do Sudoeste, os acadêmicos também chamaram a atenção da comunidade para o Dia da Luta Antimanicomial que também é lembrado no dia 18 de maio. De acordo com Lisandra, o objetivo é contestar contra os “depósitos” de pessoas em hospícios, fazer alusão aos serviços substitutivos, além de trabalhar com a sociedade o rótulo da loucura e o medo das pessoas portadoras de transtornos mentais.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.