Acadêmicos desenvolvem jogos na ferramenta Scratch
Com o propósito de iniciar uma ambientação com a lógica de programação,bem como promover a socialização da experiência de trabalhar em grupo, os acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação EAD da Unoesc desenvolveram jogos na ferramenta Scratch. A atividade, que teve como nome de “Projeto Integrador”, foi proposta na […]
Publicado em 19/05/2021
Por Unoesc
Com o propósito de iniciar uma ambientação com a lógica de programação,bem como promover a socialização da experiência de trabalhar em grupo, os acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação EAD da Unoesc desenvolveram jogos na ferramenta Scratch. A atividade, que teve como nome de “Projeto Integrador”, foi proposta na disciplina de “Prototipagem de Software” e para tal foram formados 17 grupos, compostos por quatro acadêmicos cada, orientados pelo professor Jacson Luiz Matte e professora Roseli Moterle.
De acordo com o professor Jacson, a proposta de desenvolver um Game em uma ferramenta que os acadêmicos tiveram que aprender durante o decorrer do Projeto Integrador, juntamente com o trabalho em grupo, demonstrou a importância da organização e gerenciamento das atividades dos participantes.
— Esse foi o principal fator que determinou o nível dos trabalhos apresentados. Sobre a ferramenta Scratch, eles encontraram algumas dificuldades, porém foram superadas durante o componente, pois tinham a base lógica da disciplina de Lógica Computacional com a professora Roseli — comentou o professor.
O professor ressaltou ainda, que os acadêmicos, de modo geral, avaliaram como positiva.
— A atividade trouxe uma prévia do que é a área de desenvolvimento de sistemas. Toda teoria de lógica ensinada em componentes paralelos, puderam ser aplicadas, resultando em um Game e o feedback que recebemos foi que a atividade agregou muito conhecimento — afirmou o professor.