Acadêmicos desenvolvem projeto de reúso do óleo de cozinha em unidades de ensino
Como reaproveitar corretamente o óleo de cozinha foi tema de um projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, junto às escolas da rede estadual Eurico Rauem, de Videira, e Governador Bornhausem, de Arroio Trinta. Cerca de 70 alunos participaram das atividades propostas durante encontro realizado nesta segunda-feira (7). O trabalho foi realizado pelas […]
Publicado em 09/11/2016
Por Unoesc
Como reaproveitar corretamente o óleo de cozinha foi tema de um projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, junto às escolas da rede estadual Eurico Rauem, de Videira, e Governador Bornhausem, de Arroio Trinta. Cerca de 70 alunos participaram das atividades propostas durante encontro realizado nesta segunda-feira (7). O trabalho foi realizado pelas acadêmicas, bolsistas do artigo 170, Crislaine Campos Maccari, Renata Andrade e Karolina Pereira de Souza.
Alem das explicações e orientações sobre as formas corretas de descarte e reutilização desse material, cada aluno levou de casa o óleo que já não servia mais para o uso na preparação de alimentos, e com a orientação das acadêmicas produziram velas decorativas. Para chegar ao produto final, os alunos misturaram o óleo com parafina que foi disponibilizada pelo curso, dando origem a esse produto que depois de pronto puderam levar para as suas casas.
Durante a realização das atividades, as universitárias procuraram alertar o grupo de alunos sobre os danos que o óleo descartado incorretamente pode causar ao meio ambiente, e com isso apontaram várias possibilidades de reaproveitamento, forma considerada por ambientalista a mais correta de dar fim a esse material.
Pesquisas apontam que para cada litro de óleo jogado no ralo da pia ou no vaso sanitário, pode haver a contaminação de até um milhão de litros de água. Esse volume equivale ao que um ser humano utiliza em 14 anos de vida. Outra prática errada, apontam ambientalistas, é jogar no quintal da casa, onde esse óleo pode também contaminar o lençol freático.
O projeto de reúso do óleo de cozinha trabalhado pelas acadêmicas do curso de Engenharia Química, foi muito bem aceito pela comunidade escolar e se juntou as demais atividades que as unidades de ensino já realizam em favor da preservação da natureza.