Acadêmicos do curso de Tecnologia em Radiologia conhecem o trabalho dos bombeiros socorristas
Acadêmicos do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê realizaram visita técnica ao Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê, com o objetivo de conhecer práticas para socorro de vítimas de acidentes. A atividade, realizada no dia 6 de novembro, foi organizada no componente curricular de Semiologia, ministrada pela professora Fabiana Floriani, e contou […]
Publicado em 11/11/2020
Por Unoesc
Acadêmicos do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê realizaram visita técnica ao Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Xanxerê, com o objetivo de conhecer práticas para socorro de vítimas de acidentes.
A atividade, realizada no dia 6 de novembro, foi organizada no componente curricular de Semiologia, ministrada pela professora Fabiana Floriani, e contou com a participação dos acadêmicos da 2ª fase do Curso.
Logo na chegada à Corporação, os acadêmicos conheceram os principais materiais existentes na ambulância utilizada para socorro às vítimas. Em seguida, acompanharam e participaram de diversos treinamentos práticos, com destaque para o uso e colocação do colar cervical; movimento de vítimas em bloco com duas e quatro pessoas; prática de imobilização da vítima em maca rígida; transporte da vítima imobilizada em maca rígida com colar cervical; imobilização de fratura de membro inferior e, ainda, a utilização de outros equipamentos de imobilização e transporte de vítimas.
Acadêmicos do Curso destacam que foi uma visita de muito aprendizado.
— Fomos surpreendidos desde o momento da recepção e aprendemos muito. Esperávamos uma visita de observação e eles nos fizeram colocar a mão na massa. Com isso, aprendemos bastante. Essas visitas técnicas são importantes, pois vendo como funciona é bem mais fácil de compreender — comentou Marizane Aparecida Rossetto Trindade
— Trago como aprendizado uma nova visão de como é o trabalho de um bombeiro socorrista e como são importantes. Respeito e admiro ainda mais esses profissionais da saúde — relatou Adilson de Oliveira da Silva
Para a professora Fabiana Floriani, a visita permitiu refletir e perceber a importância da profissão para a sociedade e o quanto deve ser valorizada e incentivado a manutenção desse serviço.
— Faz-se necessário enaltecer a recepção que tivemos pelos profissionais que nos atenderam, destaque para o Soldado Torres e Bombeiros Comunitários Sawulski, Margarete e Medeiros. Fica nossa gratidão. Essa atividade proporcionou, aos acadêmicos, ampliar a visão do socorro às vítimas e o quanto é importante estudar para sentir-se preparado e, assim, agir imediatamente caso seja necessário, pois essa ação poderá salvar uma vida — finalizou a professora Fabiana.