Acadêmicos do Uniti participam de intercâmbio na Argentina
Entre os dias 20 e 25 de novembro, 27 alunos, sendo 17 de Capinzal, 5 de Joaçaba, 4 de Videira e 1 de Maravilha, do Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti) dos campi de Videira, Joaçaba, Capinzal e Maravilha participaram de um intercâmbio cultural na Universidade de Congresso UC, em Mendoza na Argentina. O objetivo […]
Publicado em 21/11/2017
Por Unoesc
Entre os dias 20 e 25 de novembro, 27 alunos, sendo 17 de Capinzal, 5 de Joaçaba, 4 de Videira e 1 de Maravilha, do Programa Universidade da Terceira Idade (Uniti) dos campi de Videira, Joaçaba, Capinzal e Maravilha participaram de um intercâmbio cultural na Universidade de Congresso UC, em Mendoza na Argentina.
O objetivo da viagem foi a imersão cultural, aprender o idioma, a cultura, gastronomia e dança daquele local. Para tal, a Universidade organizou os trâmites para o intercâmbio e os participantes custearam as despesas.
A programação contou com aulas de música e danças típicas como o tango, aulas de Espanhol, visitas a pontos turísticos e históricos, a escolas de gastronomias e restaurantes típicos argentinos, entre outras atividades.
— Nós fizemos um curso de espanhol de uma semana. Mas aprendemos muito. A cada dia nós tínhamos uma matéria e um professor diferente. Aprendemos sobre o folclore daquela região da Argentina. Visitamos uma vinícola e ainda tivemos uma degustação de azeite — relatou a aluna Helena Francio.
Para aluna Ardilete Fornari, a viagem foi muito interessante.
— O clima lá é bastante quente. Mas mesmo assim conseguimos ver, ao longe a Cordilheira nevada. O que achei estranho é porque lá é tudo muito seco. Aí nos contaram que chove no máximo 65 dias ao ano, então eles não têm água. A água que eles usam para tudo, é a que derrete da geleira, que forma um rio, que é drenado pela cidade. Então a gente estranha um pouco — explicou.
A gastronomia da cidade também chamou a atenção dos participantes da viagem.
— A comida é bastante apimentada. E a carne que eles servem lá é diferente da carne que estamos acostumadas a comer aqui. E eles comem muito empanado, com tudo. Até brincamos que vamos ter que fazer uns empanados para matar as saudades da viagem — contou a aluna Angela Blanges.
De acordo com a coordenadora da Uniti e diretora do campus de Capinzal professora, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio a viagem demonstra que é possível fazer intercâmbio.
— A experiência vivenciada no intercâmbio foi um grande aprendizado, proporcionou a troca de experiências e integração entre os dois países — destacou.
Em 2015, um grupo da Uniti foi para Santiago no Chile, com a mesma proposta.
Sobre o Programa
O programa Universidade da Terceira Idade (UNITI) tem como público alvo, pessoas com 55 anos ou mais, com atividades de duração de quatro semestres, aulas às quartas-feiras à tarde, abordando assuntos de interesse, com conteúdos relacionados à saúde, qualidade de vida, informática, língua estrangeira, artes, turismo, relacionamentos interpessoais e familiares, alimentação saudável, viagens de estudos, entre outros.
A preocupação com o bem-estar das pessoas da melhor idade faz com que os profissionais que atuam na Uniti priorizem as atividades voltadas a seminários, vivências e lazer; aliando-se da teoria e da prática, pois os componentes curriculares são adaptados às suas realidades.
Durante as aulas, são desenvolvidos trabalhos que objetivam a conscientização do processo de envelhecimento com qualidade de vida, a conquista e a manutenção de uma vida com independência e autonomia. Abordam-se assuntos de interesses diversos, em palestras, debates, seminários, atividades diversas e turismo.
O Uniti é um Programa de Extensão vinculado ao curso de Pedagogia, privilegiando a autodescoberta, permitindo experiências de aprendizagens, incentivando as pessoas deste contexto ao exercício pleno da autonomia, da autogestão, da criatividade e da solidariedade.