Acadêmicos participam de debate sobre flexibilização do registro, posse e venda de armas
Os acadêmicos de Psicologia e Direito da Unoesc Pinhalzinho participaram, recentemente, do debate ” Flexibilização do registro, venda e posse de armas de fogo no Brasil”. O debate contou com a participação da doutora em Psicologia Social, Débora da Rosa, do corregedor da Polícia Civil, Ricardo Newton Casagrande, e foi mediado pela professora do curso […]
Publicado em 02/05/2019
Por Unoesc
Os acadêmicos de Psicologia e Direito da Unoesc Pinhalzinho participaram, recentemente, do debate ” Flexibilização do registro, venda e posse de armas de fogo no Brasil”. O debate contou com a participação da doutora em Psicologia Social, Débora da Rosa, do corregedor da Polícia Civil, Ricardo Newton Casagrande, e foi mediado pela professora do curso de Direito, Cassiane Wendramin.
— O evento possibilitou que os acadêmicos apreendam a realidade, a partir de uma análise criteriosa dos argumentos utilizados numa polarização de ideias existentes. É necessário que todos conheçam as várias visões, entendimentos e seus argumentos para poderem se posicionar de forma mais consciente, respeitando os posicionamentos contrários — avalia o coordenador do curso de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl.
Para a coordenadora do curso de Direito, Fernanda Trentin, o profissional da área jurídica precisa participar de debates com esse tema.
— A problemática relacionada ao porte e posse de armas merece um estudo aprofundado, uma vez que atinge diretamente os índices de criminalidade, ao mesmo tempo em que traz a necessidade de observar assuntos como seu uso em legítima defesa, criando sérias discussões no contexto social e jurídico — afirma a professora.
A acadêmica de Direito, Eduarda Borba, salienta que debates como esse são importantes, uma vez que o acadêmico deve buscar uma base jurídica sobre o assunto e ir além daquilo que é comentado nas mídias. A acadêmica de Psicologia, Neide Danielli, ressalta que o debate instigou os acadêmicos a questionar, analisar e respeitar as opiniões diversas acerca do assunto.