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Graduação Geral São Miguel do Oeste

Acadêmicos participam do Congresso de Educação Infantil

Acadêmicos e professores do Curso de Psicologia da Unoesc de Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste participaram, do dia 30 de maio a 1º de junho, do Congresso Nacional de Educação Infantil, no auditório do Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste. No primeiro dia do Congresso, os acadêmicos assistiram à palestra […]


Acadêmicos e professores do Curso de Psicologia da Unoesc de Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste participaram, do dia 30 de maio a 1º de junho, do Congresso Nacional de Educação Infantil, no auditório do Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste. No primeiro dia do Congresso, os acadêmicos assistiram à palestra do doutorando em Educação Física pela Universidade de Leon (Espanha), Darci Orso, que abordou sobre o lúdico na Educação Infantil e a recreação escolar.

Durante o Congresso, a pedagoga Aline Pinto ministrou as palestras “O Brincar no Berçário” e “Educar e Cuidar: a urgência de um novo olhar”.  No segundo dia, o palestrante Renato Cesar Bini abordou o tema “Motivando os professores para a Escola e para a Vida”. O último dia da atividade foi dedicado à leitura.

Segundo a coordenadora do Curso de Psicologia de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a participação de professores e acadêmicos em congressos de Educação é importante, já que está tramitando no Senado o Projeto de Lei para tornar obrigatória a atuação de psicólogos nas escolas. O coordenador do Curso de Psicologia de Pinhalzinho, Álvaro Cielo Mahl, salienta que as palestras contribuíram para que os acadêmicos adquirissem conhecimento sobre a Educação Infantil que é uma área direta de atuação do psicólogo escolar.

O papel do psicólogo na Educação Infantil

De acordo com Álvaro, o psicólogo escolar atua para contribuir no desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários.

– O psicólogo deve dar voz às crianças a fim de construir sentidos históricos aos fenômenos que a envolvem, como queixas de comportamento e dificuldades de socialização -, destaca o professor.

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