Acadêmicos realizam visita técnica à Argentina
Um grupo de acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Design da Unoesc Videira, além de profissionais convidados, participaram, de 22 de novembro a 1º de dezembro, de uma viagem técnica a empresas, universidade e centros históricos culturais na Argentina. Na cidade de Mendoza, o grupo visitou fábrica de beneficiamento de azeites de […]
Publicado em 11/12/2019
Por Unoesc
Um grupo de acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Design da Unoesc Videira, além de profissionais convidados, participaram, de 22 de novembro a 1º de dezembro, de uma viagem técnica a empresas, universidade e centros históricos culturais na Argentina.
Na cidade de Mendoza, o grupo visitou fábrica de beneficiamento de azeites de oliva, onde tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação e fazer degustação de novos produtos, a partir da matéria-prima do azeite de oliva, como cremes corporais, pastas e desodorantes, entre outros.
Ainda em Mendoza, visitaram uma Quinta, produtora de frutas vermelhas, dentre elas, a cereja que tem um processo moderno de cultivo de mudas, fortalecido para os períodos de seca. Igualmente, foi visitada uma vinícola para apreciação do processo dos vinhos numa região desértica.
Dentro da finalidade do programa, o objetivo também era de conhecer as práticas empresariais adotadas pelas empresas visitadas; compreender os processos gerenciais e fortalecer o grupo com atividades vivenciais práticas.
— A experiência proporcionou um novo olhar quanto à atuação profissional em realidades diferentes de nosso país, favorecendo as discussões acadêmicas em vários contexto s— afirmou a professora Cristiane Bonatto de Moraes, coordenadora do curso de Administração da Unoesc Videira, avaliado com conceito máximo por comissão do MEC neste segundo semestre.
Ela conta que a viagem internacional proporcionou, principalmente, para os acadêmicos, o convívio com outras realidades, experiências com câmbio de moedas, comunicação em outra língua e adequação comportamental a cada cultura diversa.
Cristiane afirma que o programa foi uma demanda dos acadêmicos, realizado a partir da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, que no momento articulou a viagem com a Coordenação de Mobilidade Acadêmica da Unoesc.
— Para a Unoesc é sempre importante proporcionar essas experiências internacionais, pois os acadêmicos ficam com seus currículos enriquecidos de conhecimentos específicos e aprendem a analisar distintas realidades, e com isso, se projetam e se destacam com maior facilidade, permitindo maior e melhor competitividade profissional — completou Cristiane.
Experimentar a gastronomia, presenciar um espetáculo de tango com os campeões nacionais e conhecer as práticas empresariais do país vizinho, foi além do esperado, superando as expectativas com realidades diversificadas e surpeendentes, uma vez que na programação inicial, o grupo iria ao Chile, mas devido à crise social daquele país, a universidade tomou por medida de segurança reorganizar o roteiro junto às coordenações de curso e à empresa parceira Transvan. Dessa forma, foi possível efetivar um programa construtivo muito eficiente, que contribuiu para a formação acadêmica e profissional.
— Cabe agradecer aos professores que mantiveram um grupo excepcional e agradecer aqui a todos e em especial ao professor Carlos Reyes, que acompanhou o grupo, e à Unoesc por facilitar essa viagem á Argentina — finalizou.