Acadêmicos relatam experiência de receber outorga de grau remota
Acadêmicos formandos de 12 cursos de graduação da Unoesc Videira realizaram, nos dias 27 e 29 de abril, a sua outorga de grau. A cerimônia aconteceu de forma remota, através de webconferência e contou com a participação dos dirigentes, professores, coordenadores e familiares, todos em casa, devido ao decreto governamental de isolamento social que não […]
Publicado em 04/05/2020
Por Unoesc
Acadêmicos formandos de 12 cursos de graduação da Unoesc Videira realizaram, nos dias 27 e 29 de abril, a sua outorga de grau.
A cerimônia aconteceu de forma remota, através de webconferência e contou com a participação dos dirigentes, professores, coordenadores e familiares, todos em casa, devido ao decreto governamental de isolamento social que não permite a realização de eventos com aglomeração de pessoas por conta do coronavírus.
Conforme o professor Gilson Luiz leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, a cerimônia on-line aconteceu conforme especifica a portaria nº 18 da Reitoria, que dispõe, em caráter de excepcionalidade, a realização de outorga de grau a distância, mediada por tecnologia, aos concluintes dos cursos de graduação de 2019/2, que ainda não haviam realizado as cerimônias coletivas, programadas para março e abril. O evento remoto foi direcionado aos estudantes que haviam solicitado outorga de grau em gabinete de forma coletiva. No campus de Videira foram 60 formandos, com mesma organização e efeito de uma formatura presencial
— Ressaltamos que foi uma solenidade inovadora, com a mesma prerrogativa e importância para os formandos e para a universidade. Tivemos também, de forma remota, a presença do vice-reitor Ildo Fabris, professores, coordenadores, convidados e familiares, cada um acompanhando de sua casa—, reforçou o professor Gilson.
A cerimônia foi bastante prestigiada nas redes sociais, numa demonstração de compreensão e entendimento de todos sobre a importância de manter o distanciamento para evitar a propagação da Covid-19. Esse foi o entendimento de vários formandos, entre eles, Eduardo Lins, do curso de Direito.
— Para mim, a formatura remota foi algo que jamais havia imaginado, mas fico feliz de ter participado desse momento inédito na história da Unoesc. Foi uma prova de que podemos e devemos nos adaptar às adversidades— reforçou Eduardo.
Ivone Lara Scalabrin, formanda do curso de Design é da mesma opinião e garantiu que mesmo distante, quando seu nome foi pronunciado ficou muito feliz e sentiu como se estivesse numa cerimônia presencial e coletiva.
— Minha experiência com outorga de grau on-line foi positiva. Eu estava nervosa, algo característico de uma colação de grau, bem como estaria se fosse presencial. Neste momento vem as lembranças dos vários momentos, tudo o que você estudou, as batalhas que enfrentou. Estou muito feliz e com toda a expectativa para essa nova caminhada, agora, formada em Design.
Segundo Gilson Luiz Leidens, a Unoesc realizou a solenidade de maneira a atender as expectativas dos formandos, tentando deixá-los próximos e acolhidos pela universidade, mesmo a distância.
Quanto às próximas formaturas, o dirigente garante que, por hora, estão suspensas e a universidade aguarda as decisões das autoridades conforme prevê a legislação para organizar e planejar as novas datas.