Página inicial O que acontece Acadêmicos relatam experiência de receber outorga de grau remota
Graduação Geral Videira

Acadêmicos relatam experiência de receber outorga de grau remota

Acadêmicos formandos de 12 cursos de graduação da Unoesc Videira realizaram, nos dias 27 e 29 de abril, a sua outorga de grau. A cerimônia aconteceu de forma remota, através de webconferência e contou com a participação dos dirigentes, professores, coordenadores e familiares, todos em casa, devido ao decreto governamental de isolamento social que não […]


Acadêmicos formandos de 12 cursos de graduação da Unoesc Videira realizaram, nos dias 27 e 29 de abril, a sua outorga de grau.

A cerimônia aconteceu de forma remota, através de webconferência e contou com a participação dos dirigentes, professores, coordenadores e familiares, todos em casa, devido ao decreto governamental de isolamento social que não permite a realização de eventos com aglomeração de pessoas por conta do coronavírus.

Conforme o professor Gilson Luiz leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, a cerimônia on-line aconteceu conforme especifica a portaria nº 18 da Reitoria, que dispõe, em caráter de excepcionalidade, a realização de outorga de grau a distância, mediada por tecnologia, aos concluintes dos cursos de graduação de 2019/2, que ainda não haviam realizado as cerimônias coletivas, programadas para março e abril. O evento remoto foi direcionado aos estudantes que haviam solicitado outorga de grau em gabinete de forma coletiva. No campus de Videira foram 60 formandos, com mesma organização e efeito de uma formatura presencial

— Ressaltamos que foi uma solenidade inovadora, com a mesma prerrogativa e importância para os formandos e para a universidade. Tivemos também, de forma remota, a presença do vice-reitor Ildo Fabris, professores, coordenadores, convidados e familiares, cada um acompanhando de sua casa—, reforçou o professor Gilson.

A cerimônia foi bastante prestigiada nas redes sociais, numa demonstração de compreensão e entendimento de todos sobre a importância de manter o distanciamento para evitar a propagação da Covid-19. Esse foi o entendimento de vários formandos, entre eles, Eduardo Lins, do curso de Direito.

— Para mim, a formatura remota foi algo que jamais havia imaginado, mas fico feliz de ter participado desse momento inédito na história da Unoesc. Foi uma prova de que podemos e devemos nos adaptar às adversidades— reforçou Eduardo.

Ivone Lara Scalabrin, formanda do curso de Design é da mesma opinião e garantiu que mesmo distante, quando seu nome foi pronunciado ficou muito feliz e sentiu como se estivesse numa cerimônia presencial e coletiva.

— Minha experiência com outorga de grau on-line foi positiva. Eu estava nervosa, algo característico de uma colação de grau, bem como estaria se fosse presencial. Neste momento vem as lembranças dos vários momentos, tudo o que você estudou, as batalhas que enfrentou. Estou muito feliz e com toda a expectativa para essa nova caminhada, agora, formada em Design.

Segundo Gilson Luiz Leidens, a Unoesc realizou a solenidade de maneira a atender as expectativas dos formandos, tentando deixá-los próximos e acolhidos pela universidade, mesmo a distância.

Quanto às próximas formaturas, o dirigente garante que, por hora, estão suspensas e a universidade aguarda as decisões das autoridades conforme prevê a legislação para organizar e planejar as novas datas.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.