Acadêmicos se mobilizam para ajudar vitimas dos temporais em Fraiburgo
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou ação social para ajudar as famílias atingidas pelos fortes temporais com ventania e chuva de granizo, registrados nas últimas terça (18) e quarta-feira (19), na cidade de Fraiburgo. Mais de 2 mil famílias, conforme levantamentos da Defesa Civil do Estado, foram atingidas naquele município Os alunos, sob a coordenação dos […]
Publicado em 24/10/2016
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou ação social para ajudar as famílias atingidas pelos fortes temporais com ventania e chuva de granizo, registrados nas últimas terça (18) e quarta-feira (19), na cidade de Fraiburgo. Mais de 2 mil famílias, conforme levantamentos da Defesa Civil do Estado, foram atingidas naquele município
Os alunos, sob a coordenação dos professores Gustavo Dalpizzol e Taisa Trombetta DeMarco, coordenadora do curso, organizaram-se através das redes sociais e mantiveram contato com inúmeras pessoas, relatando a iniciativa e a situação de dificuldades que passavam as famílias desabrigadas e desalojadas, que perderam boa parte de seus pertences.
A ação de arrecadação foi iniciada na noite da última quinta-feira (20) e encerrou no dia seguinte (21), ao meio dia, com expressivo volume de donativos, os quais foram levados para Fraiburgo em um veículo fretado pelos estudantes e mais veículos próprios. Na garagem da casa de uma aluna do curso, eles organizaram os alimentos, separaram as roupas por tamanho e sexo, as cobertas e roupas de cama, além das fraldas descartáveis.
Com os donativos, os acadêmicos de Psicologia conseguiram montar 34 conjuntos de alimentação, sendo que continham 1 caixa de leite, 1 quilo de arroz ou macarrão, feijão e açúcar. Houve conjuntos com mais opções, como farinha, bolacha, café, entre outros produtos. Também foram organizados 54 conjuntos de roupas masculinas e femininas para crianças e 25 conjuntos de lençóis ou cobertores.
Após a seleção e montagem dos conjuntos, os acadêmicos realizaram a distribuição para 28 famílias, as quais agradeceram as doações.
— Toda a ação contou com a participação de 54 acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Videira, os quais puderam vivenciar a prática de uma ação de urgência e emergência em uma comunidade — destacou a professora Taisa Trombetta DeMarco.
No final, as roupas e alimentos que sobraram foram levadas na casa de uma responsável por coletar doações no município, para serem distribuídos a outras famílias.