Acadêmicos visitam centros de pesquisa em sanidade animal
As doenças infectocontagiosas, tanto transmitidas entre humanos quanto de animais para humanos, têm sido motivo de preocupação para as autoridades sanitárias mundiais — veja-se a atual crise envolvendo o ebola. Com foco em estudar mais profundamente problemáticas dessa natureza, o curso de Medicina Veterinária, da Unoesc Xanxerê, realizou visita técnica a dois centros de pesquisa […]
Publicado em 13/10/2014
Por Unoesc
As doenças infectocontagiosas, tanto transmitidas entre humanos quanto de animais para humanos, têm sido motivo de preocupação para as autoridades sanitárias mundiais — veja-se a atual crise envolvendo o ebola.
Com foco em estudar mais profundamente problemáticas dessa natureza, o curso de Medicina Veterinária, da Unoesc Xanxerê, realizou visita técnica a dois centros de pesquisa catarinenses: Embrapa Suínos e Aves e Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal (Cedisa), em Concórdia.
A visita técnica, que ocorreu durante os componentes curriculares de Doenças Infectocontagiosas e Doenças Parasitárias, respectivamente sob orientação das professoras Jackeline Karsten Kirinus e Camila Belmonte de Oliveira, envolveu acadêmicos da 5ª e da 6ª fases.
No roteiro, os acadêmicos participaram de palestra envolvendo a temática “Diarreia epidêmica dos suínos”, conheceram o Cedisa, fizeram um tour pelo campo experimental da unidade da Embrapa e visitaram também as instalações do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Concórdia.
Segundo a professora Jackeline, a visita agregou novos conhecimentos à formação dos acadêmicos.
— A visita possibilitou aos acadêmicos conhecerem as diferentes instalações e o funcionamento de instituições de renome nacional. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer um centro de diagnóstico de referência no país, o Cedisa, assim como participar das explanações teóricas e práticas realizadas pelos responsáveis técnicos das instituições visitadas — avalia.