Página inicial O que acontece Acafe busca alternativas diante das novas regras do Fies
Graduação Geral

Acafe busca alternativas diante das novas regras do Fies

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foi surpreendida, assim como todas as organizações educacionais brasileiras, com a alteração nas regras de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), anunciadas na semana passada pelo MEC. Pela nova regra, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino […]


A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foi surpreendida, assim como todas as organizações educacionais brasileiras, com a alteração nas regras de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), anunciadas na semana passada pelo MEC.

Pela nova regra, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino superior que reajustaram suas mensalidades acima de 6,41%.

Diante do cenário, o Sistema Acafe está articulado com os demais órgãos que aglutinam instituições de ensino superior, especialmente o segmento Comunitário, buscando negociação perante o MEC, e alternativas para que a comunidade acadêmica não seja penalizada.

O Sistema Acafe esclarece que suas associadas utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários, e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).

Não há, no entanto, até a presente data, alusão ao índice de 6,41% em atos normativos, inclusive nos parâmetros de composição das mensalidades determinados pela Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.