Acafe institui Comitê de Segurança em Santa Catarina para seus colégios e Instituições Comunitárias
Publicado em 28/04/2023
Por Unoesc
Representantes das 14 Instituições Comunitárias que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), entre eles o diretor executivo da Unoesc, Jarlei Sartori, reuniram-se nessa quarta-feira (26), na sede da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, para a instituição de um Comitê Consultivo Permanente de Planejamento e Segurança.
— Antes mesmo deste lamentável fato ocorrido em Blumenau, nossas instituições de ensino superior e, aquelas que possuem colégios, já possuíam protocolos e modelos de segurança robustos, mas avaliamos que é hora de aprimorar e nos unirmos para blindar a integridade física dos nossos alunos, suas famílias e toda a comunidade escolar — comenta a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.
Durante o encontro, o grupo de trabalho discutiu e organizou ações conjuntas a partir de iniciativas já implantadas em cada uma das 14 instituições associadas. De acordo com o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, a partir de agora, será instituído um Comitê Consultivo Permanente de Planejamento e Segurança composto por representantes de todas as associadas, que desenvolverá uma cartilha contendo um robusto protocolo padrão de ação.
— Nossa preocupação abrange também a evasão de alunos, incêndio, acidentes naturais e estruturais, situações de pânico, entre outros. Cada Instituição de Ensino Superior possui expertises diferentes, o que nos ajuda a compor uma cartilha bem elaborada para garantir a segurança de todos — explica Koehntopp.
Além de ser um espaço para compartilhamento de boas práticas, o grupo servirá também para reuniões de alinhamento de ações, proposição de capacitações, treinamentos, palestras, troca de experiências, novas tecnologias e conteúdo científico.
— Consideramos oportuno e importante a composição desse grupo de trabalho, que passa a ter atuação permanente e com atribuições de identificar e disseminar protocolos e boas práticas de segurança, especialmente preventiva, para que possamos ter ambientes de ensino mais seguros para os estudantes, familiares, professores e técnicos administrativos da Unoesc e Colégios mantidos pela Funoesc — completou o diretor executivo da Unoesc, Jarlei Sartori.
*Texto com informações Acafe.